Intenção de consumo das famílias de Vitória cresce em março

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Indicador, porém, ainda não significa retomada de consumo


A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) de Vitória, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), apresentou crescimento de 6,1% em março em relação a fevereiro, registrando 41,2 pontos. Mas na comparação com o mesmo mês do ano anterior o indicador ainda apresentou recuo significativo de 21,9%.

Na análise comparativa de março com o mês anterior, todos os componentes do ICF apresentam variação positiva, com destaque para a avaliação do Nível de Consumo Atual e Momento para Duráveis, ambos com crescimento de 16,8 frente a fevereiro. No entanto, ainda não significa retomada de consumo das famílias.

“Apesar do segundo aumento consecutivo, o indicador registra tímido aumento durante a série histórica referente a intenção das famílias capixabas em consumir, principalmente as de vulnerabilidade econômica, com menor renda. O crescimento gradual do emprego é uma estimativa para, daqui algum tempo, conseguirmos avaliar se estas primeiras e animadoras análises apresentam, de fato representam um início de retomada do crescimento”, afirma o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri.


O indicador quantitativo varia entre 0 e 200 pontos. O índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação do consumidor: abaixo de 100 pontos indica uma percepção de insatisfação enquanto acima de 100 indica o grau de satisfação em termos de seu emprego, renda e capacidade de consumo.

Emprego
O componente que avalia o Emprego Atual cresceu 3,8% em relação ao mês anterior e foi o único componente a apresentar crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior (+5,2%). Esse indicador sinaliza o quão seguro o entrevistado se sente em relação ao emprego atual e continuou sendo o que possui a melhor avaliação entre os itens pesquisados, com 102,2 pontos.
Já o componente das Perspectivas Profissionais cresceu 9,9% em relação a fevereiro, mas permanece com o mais baixo valor em pontos (13,1 pontos).

Consumo
Os componentes relativos ao consumo foram os que apresentaram as maiores altas no mês de março frente a fevereiro, mas continuam em níveis muito baixos. O Nível de Consumo Atual cresceu 16,8%, marcando 19,6 pontos.


Renda Familiar
De acordo com a intenção de consumo por faixa de renda familiar entre as que possuem rendimento de até 10 salários mínimos e aquelas acima de 10 s.m, as famílias de mais baixa renda são as que possuem as menores perspectivas de consumir atualmente e nos próximos meses. Os indicadores de perspectiva profissional, nível de consumo atual e perspectiva de consumo para essa faixa de renda, são respectivamente 10,2, 11,5 e 11,6 pontos. Estão bem inferiores aos 100 pontos, ou seja, no patamar de pessimismo, o que tem puxado o índice geral para baixo.

Renda e crédito
A avaliação da Renda Atual cresceu 1,4% em relação ao mês anterior marcando a 54,9 pontos. As Compras a Prazo, na qual avaliam sobre o atual acesso ao crédito em relação ao ano passado, cresceu 3,4% e obteve 49,7pontos. Já a compra de duráveis, itens mais dependentes de crédito, teve alta de 16,8% frente ao mês anterior.

Nota técnica
A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em âmbito nacional, e é disponibilizada às federações estaduais elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória/ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio/ES.

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GIRO ES : Intenção de consumo das famílias de Vitória cresce em março
Intenção de consumo das famílias de Vitória cresce em março
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