A Serra é destaque nas mídias como o município mais violento do
estado. Sendo assim, um projeto pode trazer mais segurança aos moradores e
comerciantes de diversos bairros. De autoria do vereador Cabo Porto, que é
Presidente da Comissão de Segurança e Defesa Social da Câmara da Serra, as
chamadas “Bases Comunitárias e Módulos de Segurança Integrada”, que irão ser
implantadas em locais estratégicos da cidade. “Reitero que, a sugestão seja de
implantar gradativamente de acordo com o mapa da violência e também de acordo
com os quadros socioeconômicos e que também seja vinculada ao Gabinete de
Gestão Integrada Municipal (GGIM)”, informa o vereador.
As Bases e os
Módulos da Guarda Municipal visam criar uma atuação de proximidade com os
moradores e comerciantes dos bairros onde serão instaladas. Servem como um
ponto positivo de referência e, segundo o vereador poderá inibir os crimes.
Módulos de
Segurança Integrada serão coberturas, identificadas, com os nomes da Guarda
Municipal e Polícia Militar. Que irão abrigar as viaturas dessas instituições.
De acordo com o
vereador essa ação irá adequar o município na vanguarda de ações públicas
eficazes para a população.
![]() |
Módulos de Segurança visam inibir a criminalidade nos locais mais vulneráveis da Serra. Foto: Rodrigo Da Costha. |
Eles querem
mais segurança
Moradores de
diferentes bairros da cidade declaram que essa medida poderá trazer mais
segurança, pois isso é o que a população quer.
“Vai sim aumentar a segurança. A presença da PM e GCM vai inibir a ação de bandidos. A população também vendo os policiais nas ruas vai se sentir mais segura, pois como diz o ditado “o que os não vêem o coração não sente, mas se os olhos virem o coração vai sentir”, assim vai ser com a presença deles. Para mães, para as mulheres vai ser ótimo, moro em Valparaiso e quero ir a pracinha com minha família, eu tenho filhos, mas não consigo ir à rua com medo de ser rendida ou algo parecido. Quando eu vejo policiamento eu me sinto mais a vontade de ir pra rua com meus filhos. Isso que a população quer. Se sentir segura”. Nana Sad – Bairro Valparaíso.
“É uma medida para levar tranquilidade para a região da Serra, seja para moradores, comerciantes ou frequentadores das praças. Aqui em Morada de Laranjeiras, temos uma grande Escola de Ensino Médio com turnos Matutino e Vespertino que fica ao lado da Praça do Bairro onde temos um Centro Gastronômico todas as quintas e sextas a noite, nesses períodos há uma grande circulação de pessoas. Nos sentiríamos bem mais seguros com o Modulo de Segurança Proposto pelo Cabo Porto”. Sil – Bairro Morada de Laranjeiras.
“Mesmo não conhecendo ao fundo o projeto, mas essa questão de ter módulos de segurança, isso já funcionou bem com o Propaz. Basta olhar as estatísticas. Aqui na região de Jacaraípe precisamos de um ponto fixo na Rodovia Audifax Barcelos, pois ali é rota de fuga. Eu mesmo já tive o carro roubado aqui e a fuga dos bandidos é por ali. Os bandidos sabem que ali é mais fácil, pois se forem pela Rodovia ES 010 tem policiamento que ali não tem. Naquele trevo ali deveria ser um dos primeiros pontos entre outras ações. Geziel Lírio lanes - Comerciante – Bairro Residencial Jacaraípe.
As bases para Polícia Militar, Guarda de Trânsito e GCM vai melhor sim. Exemplo disso é a base que fica em frente ao Shopping Laranjeiras, pois o índice de criminalidade no local era grande, mas após a implantação houve diminuição, por causa da implantação dessa base. Essas bases são fundamentais para a diminuição da criminalidade no município de Serra. Tenho certeza que as bases influenciam e muito. Matheus Almeida – Bairro Castelândia.
Para mim em particular vai melhorar muito, porque faço parte da Igreja Católica Santa Luzia que fica na pracinha da Av Guarani e a noite é tenso pra ir para igreja, até as orações que são feitas a noite está perigoso pra ir. Meu esposo também leva as minhas filhas pra passear na pracinha, mas vai dando certo horário enche de gente fumando maconha e falando palavrão, então fica perigoso e uma base policial ali seria muito bem-vinda. Mônica Setubal – Bairro Das Laranjeiras.
COMENTÁRIOS