Um dos eventos mais tradicionais do Espírito Santo já tem data para acontecer neste ano, trazendo uma mistura de culturas, tradições e peças dos mais variados países do mundo e também de outros Estados do Brasil. Trata-se da Feincartes, a Feira Internacional de Artesanato e Decoração do ES, que chega a sua 17ª edição entre os dias 03 e 12 de agosto, na Arena Shopping Vitória.
Conhecido por ser um dos eventos mais multiculturais do Estado, a Feincartes deste ano trará mais de 20 mil itens e cerca de 100 expositores, promovendo um verdadeiro intercâmbio em mais de três mil metros quadrados de estrutura de ponta e produtos de qualidade. Entre os diferenciais da feira está a possibilidade de adquirir móveis, peças de decoração, acessórios, artesanato, peças étnicas, esculturas, entre outros, diretamente de quem o fabrica.
Com a experiência de mais de 20 anos da Mathias Produções e Eventos, a Feincartes deste ano será realizada em um novo endereço, com espaço climatizado e mais conforto, e ainda mais atrações para os capixabas. Entre os diferenciais está a volta dos perfumes da Tunísia, que há sete anos não faziam parte do evento e eram um dos mais solicitados pelos visitantes. Além desse, farão parte da feira países como Índia, Turquia, Senegal, Indonésia, África do Sul, Japão, Tunísia, Equador, Peru e Egito.
Outro grande destaque da feira nesta edição é o Grand Bazar direto da Turquia. O Grand Bazar em Istambul é um dos mais antigos e maiores mercados do mundo, onde se encontra de tudo um pouco, de cerâmicas, tapetes a joias, tecidos, decoração e roupas. Em Vitória, os capixabas vão poder conhecer um pedacinho desse mercado, com uma enorme variedade de produtos turcos.
A feira estará aberta para visitação de 15 às 22 horas, todos os dias. A entrada será no valor de R$ 8,00. Crianças de até 12 anos são isentas da cobrança do ingresso e idosos com mais de 60 anos pagam meia-entrada.
Conheça detalhes de mais alguns participantes da 17ª Feincartes:
Tunísia: depois de sete anos retorna, com muitas novidades em perfumaria. Os perfumes da Tunísia são essências puras em forma de óleo e tem grande duração e fixação. Algumas das fragrâncias presentes no evento são: Noite da Arábia, Perfume do Amor, Musk Branco, Ópium, Segredo do deserto, Ambar e muitos outros.
Também no stand da Tunísia o público visitante vai encontrar lindas peças de decoração e utilitárias em cerâmicas pintadas a mão.
Ilha de Bali Indonésia: depois de seis anos retorna a capital capixaba, trazendo muitas novidades. São peças em madeira teca, cerâmicas, joias e muito mais. As peças da indonésia são únicas pelos seus detalhes.
Índia: a Índia estará muito bem representada na Feincartes. Em dois stands, o público poderá conferir produtos diferentes como peças utilitárias e decorativas em madrepérola e osso, além de outro stand com móveis com detalhes em marchetaria, tapetes, colchas, capas de almofadas e roupas típicas.
Turquia: a Turquia estará em dois espaços: um Grand Bazar com mais de 100m², onde o público encontrará pratos, xícaras, taças, copos, travessas e muito mais. Tudo em vidro turco e algumas peças pintada a ouro 18k. Além disso, direto de Istambul, guardanapos, toalhas e trilhos de mesa da região de Bursa e Capadócia.
Em outro stand da Turquia, o público visitante encontrará luminárias em mosaico de vidro, chaveiros, pulseiras e outros acessórios com olho turco. Também terão tapetes, pratos em cerâmica, pintados à mão com detalhes únicos, jogos de café, com banho em ouro ou em prata, e muito mais.
Peru: o artesanato do Peru é colorido, com múltiplas funcionalidades, e remete aos costumes incas e aos antigos artesãos, que há centenas de anos desenvolveram essa atividade, utilizando todo o tipo de material que pudesse expressar as experiências do dia a dia da população da época.
Os produtos manuais geralmente são feitos por artesãos locais, mantendo a perfeita harmonia dos desenhos geométricos, muito comuns nos tecidos, roupas de lá e até em calçados, refletindo a cultura do povo, passada de geração em geração. No Peru também é comum encontrar lindas peças talhadas em madeira, ouro, prata e cerâmica.
Entre os objetos produzidos pelos artesãos, valorizados em todo o mundo, encontramos esculturas em madeira e pedra de Huamanga, cerâmicas de Chulicanas, vestimentas feitas com a lã de lhama e alpaca de Cuzco, altares de Ayacuchana, entre outros.

As artes com joias eram apreciadas até mesmo no leito de morte, quando nobres exigiam serem enterrados junto com artes artesanais e outros objetos de adorno. Grande parte das manifestações artísticas nesta área seguia a tendência das outras correntes no Egito antigo: homenagear deuses e deidades era objetivo principal das produções naturais. Interessante notar que as folhas de papiro até hoje são comercializadas ao redor do mundo com caráter de artesanato do Egito.
Senegal: um País que impressiona pelo colorido nas vestimentas e alegria que seu povo tem na música, também um País muito místico, que trará para a Feincartes, esculturas, instrumentos musicais, vestimentas típicas, bolsas, tecidos em puro algodão e com o colorido típico, entre outros itens.
Bordados de Ouro Preto: o famosíssimo e premiado bordados de Ouro Preto também estará na Feincartes, com lindíssimas peças bordadas a mão.
E a novidade deste ano é, que além das peças que estarão à venda, também serão ministradas oficinas de bordados gratuitas durante o período de duração da feira. As oficinas serão ministradas da seguinte forma: duas oficinas por dia, com oito vagas cada uma. Os horários são: das 16 às 17 horas e das 20 às 21 horas. Inscrições no próprio stand.
17ª FEINCARTES - Feira Internacional de Artesanato e Decoração
Data: de 03 a 12 de agosto
Horário: Todos os dias das 15 às 22 horas
Local: Arena Shopping Vitória (Atrás do Shopping Vitória)
Ingresso: R$ 8,00. Pessoas com 60 anos ou mais pagam meia, crianças com até 12 anos e acompanhadas são isentas.
COMENTÁRIOS