Melhore a saúde do seu coração

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Especialista dá 13 dicas que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares
Nesta terça (14), é comemorado o Dia do Cardiologista

Evite o estresse. Uma vida estressante e agitada pode levar à hipertensão. Esta é uma das dicas que o
coordenador médico da Unimed Coração, José Aid Soares Sad dá. Foto: Pixabay;

Todo mundo sabe que o coração é um dos órgãos que mais precisa de atenção e cuidados. Mas a gente nem sempre lembra disso na correria do dia a dia. Na semana em que se comemora o Dia do Cardiologista, o coordenador médico da Unimed Coração, José Aid Soares Sad, dá algumas dicas que podem ajudar a evitar as doenças cardiovasculares. Vale lembrar que, em todo o mundo, 17,5 milhões de pessoas morrem anualmente por problemas cardíacos. No Brasil, esse número chega a 350 mil. Ou seja, uma morte a cada 40 segundos.

Confira as dicas e cuide da saúde de seu coração

1 - Controle sua pressão arterial. Fique atento a esse importante indicador de saúde. Se a pressão subir com certa frequência, procure um médico.

2 - Evite o estresse. Uma vida estressante e agitada pode levar à hipertensão. Além disso, a ansiedade aumenta a liberação do cortisol, hormônio que faz crescer a concentração de glicose no sangue, levando a problemas como diabetes, altos níveis de triglicérides e descontrole do colesterol. Algumas mudanças de hábito, como a prática de exercícios, dormir bem e diminuir a carga de atividades diárias podem ajudar a ter uma vida mais tranquila.

3 - Opte por óleos vegetais na alimentação diária. Óleo de canola e azeite de oliva são boas opções, auxiliando a redução do mau colesterol, o LDL. E óleos como o de soja, milho e girassol, aumentam o bom colesterol, o HDL. Contudo, mesmo os óleos vegetais devem ser consumidos com moderação.

4 - Diminua o consumo de sódio. Evitar alimentos industrializados é uma das dicas nesse sentido, assim como o uso de menos sal para temperar as refeições. Opte por temperos naturais, como ervas frescas, que dão sabor de forma saudável.

5 - Menos carne no dia a dia. Diminuir a ingestão de carne vermelha, que tem mais colesterol, é uma boa escolha. Reduzir o consumo para três vezes por semana já ajuda bastante.

6 - Não fume.

7 - Diminua o açúcar. Já há estudos que indicam que o açúcar também aumenta a propensão às doenças cardiovasculares.

8 - Coloque mais frutas e vegetais no cardápio. Uma alimentação balanceada é fundamental para a saúde geral do corpo, incluindo o coração.

9 - Durma bem. Evite perder muitas noites de sono e busque um sono restaurador.

10 - Consuma bebidas alcoólicas com moderação, o excesso pode provocar aumento dos níveis de glicose e colesterol e também da pressão arterial e arritmias cardíacas. Dê preferência ao vinho tinto, de 1 a 2 taças ao dia, por causa do resveratrol, que melhora a inflamação arterial.

11 - Adote uma dieta estilo mediterrânea, incluindo cereais, menos carne vermelha, mais peixes ricos em ômega 3, azeite de oliva, vinho tinto em doses moderadas, fibras, entre outros alimentos.

12 - Cuide da saúde bucal. Pesquisas mostram que bactérias provenientes da má higiene da boca podem entrar na corrente sanguínea e chegar até o coração, ocasionando doenças cardíacas.

13 -  Controle seu peso. Evite obesidade e o sobrepeso, tentando manter-se num peso médio, com boa alimentação e a prática de atividades físicas.

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