![]() |
Ventos chegaram a 8 km/hr e várias casas e estabelecimentos foram atingidos. |
As fortes chuvas e a ventania que atingiu o estado no final de semana causou diversos problemas em várias cidades. Em Aracruz, por exemplo vários bairros ficaram sem energia ou com a mesma oscilando causando muitos transtornos.
Os moradores chegaram a fazer comentários nas redes sociais pedindo explicações sobre a situação.
Por meio de nota a EDP disse que está trabalhando para normalizar a situação e também dá algumas orientações sobre o que os moradores devem fazer em caso de queda de energia e alguns cuidados a serem tomados durante as chuvas e vendavais.
Devido o temporal, com chuva, ventos fortes que chegaram a 80 km, segundo o Climatempo, e projetaram objetos - como árvores, telhas e placas - sobre a rede elétrica, além do elevado número de descargas atmosféricas que atingiu o município de Aracruz, região norte do Estado, no final da tarde de sábado, dia 27, foi registrado um aumento de ocorrências de interrupção de energia. Equipe técnicas foram imediatamente reforçadas e seguiram durante o sábado, madrugada e todo o dia de domingo atendendo os chamados.A EDP informa ainda que mantém todo o efetivo de atendimento reforçado, com mais de 150 equipes em campo, para atender algumas ocorrências pontuais, em áreas isoladas e de difícil acesso. O restabelecimento do fornecimento está sendo normalizado gradativamente.
Cuidados importantes durante temporais e ocorrência de raios:
![]() |
Equipes da EDP acionadas para realizar os atendimentos. |
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, alerta para os cuidados que o cliente deve ter com a energia elétrica, durante temporais com chuvas, ventos e descargas atmosféricas. Os acidentes podem causar desde danos a equipamentos até acidentes graves.
Entre as orientações está a atenção para as instalações elétricas internas da residência. Utilizar sempre materiais adequados e contar com a colaboração de profissionais devidamente treinados para o trabalho é de grande importância. Boas instalações possibilitam que os equipamentos sejam usados com segurança, evitando choques elétricos.
Na rua, caso haja acidentes com placas, telhas ou árvores caídas sobre a rede elétrica, deve-se comunicar imediatamente a EDP pelos canais de atendimento e jamais tocar na fiação.
Em casa:
- Manter instalações elétricas em boas condições;
- Não fazer uso de benjamins (preferir os filtros de linha);
- Evitar goteiras perto de instalações elétricas (água conduz energia).
- Retirar da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis em período de fortes chuvas com descargas atmosféricas
- Ao primeiro sinal alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água;
- Desligue o disjuntor, caso a água atinja níveis que possam alcançar as tomadas elétricas;
Na rua:
- Não ficar em áreas descampadas debaixo de chuva;
- Não ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas durante temporais com raios;
- Procurar ficar protegido da água e não andar em áreas alagadas onde existem bueiros;
- Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a EDP.
Em caso de dúvida ou solicitação, os clientes podem entrar em contato com a EDP por meio dos canais de comunicação: EDP Online, no site www.edponline.com.br ou aplicativo; Central de Atendimento no 0800 721 0707, com atendimento 24 horas e com ligação gratuita, e nas agências presenciais.
COMENTÁRIOS