No total, vão receber a fibra 96 Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Centros Municipais de Educação Infantil, 52 equipamentos de saúde (incluindo unidades de saúde, hospitais, UPAs e outros) todos os nove CRAS, 1 CREA e quatro conselhos tutelares
![]() |
Com o sinal wifi, os profissionais da educação terão mais liberdade no planejamento e execução das atividades junto aos alunos. Foto: Pixabay |
As unidades de ensino do município, assim como os equipamentos de saúde, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), além do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREA) e conselhos tutelares do município vão contar com internet de alta velocidade, facilitando e agilizando o trabalho dos servidores municipais e, consequentemente, o serviço oferecido à comunidade.
A previsão da Secretaria de Planejamento Estratégico é que a internet de alta velocidade esteja em funcionamento nos escolas municipais até março do ano que vem, ou seja, já no início do ano letivo. Nos CRAS, CREA e conselho tutelar o funcionamento vai acontecer até o final deste ano e nos equipamentos de saúde, até o final de 2019.
Trata-se da instalação de fibra ótica, chamada de Rede Metro, que leva 200 mega de internet corporativa a esses locais, velocidade muito superior ao que é contratado separadamente por cada um dos locais. Além da alta velocidade, ela não oscila, garantindo a qualidade do trabalho.
A secretária de Planejamento Estratégico, Lauriete Caneva, explicou que é a ampliação da estrutura já existente no prédio administrativo da Prefeitura, em Serra-Sede, e no Pró-Cidadão.
No total, vão receber a fibra 96 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef’s) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s), 52 equipamentos de saúde (incluindo unidades de saúde, hospitais, UPAs e outros) todos os nove CRAS, 1 CREA e os quatro conselhos tutelares.
“Com a internet de alta velocidade, o trabalho administrativo ganhará qualidade na sua execução. Professores, profissionais da saúde e da assistência social, todos que atuam nesses locais, terão à disposição essa rede para as atividades do dia a dia. Assim, os atendimentos, o cadastro de informações, entre outros serviços, tudo será mais rápido e fácil”, disse Lauriete.
A nova internet já está em funcionamento nas Emefs Aldary Nunes, São Marcos, Djanira Maria de Araujo, Jardim Bela Vista, Centro da Serra; nos Cmeis Mônica, São Lourenço, Meninos com Jesus, Zelinda Regina Biazutti Leite, Marina do Nascimento Camilo, Infância Feliz e Jocila Amorim.
Também já está ligada nas unidades de saúde de Taquara I, Planalto Serrano Bloco A, Vista da Serra, Oceania, Manoel Plaza, Bairro de Fátima, Nova Carapina I e Campinho da Serra.
“O trabalho foi feito em duas etapas. A primeira foi a implantação da fibra e agora estamos executando a segunda, com a instalação de cabeamento dentro das unidades, aquisição e instalação de aparelho wifi e instalação da parte lógica”, afirmou a secretária de Planejamento, Lauriete.
Wifi
Com a instalação e funcionamento da fibra ótica para oferecer internet de alta velocidade será possível, de acordo com a secretária Lauriete, oferecer também internet wifi liberado às áreas pedagógica e administrativa das escolas, basta que cada unidade que recebeu a fibra ótica adquira um aparelho para transmitir o sinal.
Com o sinal wifi, os profissionais da educação terão mais liberdade no planejamento e execução das atividades junto aos alunos.
COMENTÁRIOS