Não tem jeito. A maioria das pessoas sempre dá uma exagerada nas guloseimas e bebidas nas festas de final de ano. Aí, além dos quilinhos a mais, o resultado pode ser também um mal-estar e a sensação de que o corpo precisa se recuperar.

A nutricionista do Viver Bem Rayanne Pimentel diz que o ideal é não cometer muitos excessos nas comemorações, porém, se acabou exagerando, a dica é dar uma equilibrada na alimentação nos dias seguintes.

Incluir peixes, frutas, vegetais, leguminosas e grãos integrais ajuda a desintoxicar o organismo após a comilança, diminuindo efeitos como inchaço, problemas digestivos e outros desconfortos.

“Evitar ou diminuir a ingestão de carne vermelha, alimentos muito ricos em sódio, açucares, laticínios, glúten, corantes e conservantes contribui para eliminar as toxinas acumuladas com os excessos de comida e bebida nas festas de final de ano”, destaca a especialista.

É interessante incluir também as boas gorduras no cardápio, como azeite e castanhas. “Hidratação também é essencial. Muita água, água de coco e sucos naturais”, enumera Rayanne.

Bons alimentos para incluir no cardápio após as comemorações de final de ano:

Frutas vermelhas - Morango, framboesa, amora, mirtilo. Têm características que ajudam a eliminar as toxinas.

Maçã -  Ajuda a aliviar a retenção de líquidos e ainda possui muitas fibras, que geram saciedade

Couve -  Inclua em sucos, tornando-os mais potentes na detoxificação

Oleaginosas (castanhas) - Ricas em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês.

Água de coco - Hidrata e ajuda na eliminação das toxinas por meio da diurese, além de auxiliar a troca de nutrientes pelas células.

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