Visando assegurar o bem-estar e a segurança dos capixabas e turistas durante a estação mais quente do ano, a Polícia Civil divulgou na tarde dessa terça-feira (18) as ações que serão implementadas durante o “Plano Verão”, que tem início neste mês e segue até fevereiro.
O planejamento desenvolvido pela PCES tem o intuito de fortalecer a segurança pública em áreas estratégicas, que compreendem todo o Litoral do Estado, desde a fronteira com o Rio de Janeiro até a Bahia. “Nós atuaremos para garantir que todos possam desfrutar do verão com a máxima tranquilidade e segurança. Nossas ações têm como propósito garantir atendimento ágil e facilitar o acesso dos órgãos de segurança pública às delegacias”, explicou o superintendente de Inteligência e Ações Estratégicas (Siae), delegado João Calmon.
Entre as medidas estão o reforço no atendimento das Delegacias Regionais, em especial durante o Natal, Réveillon e o Carnaval.  “Elas continuarão funcionando 24 horas em regime de plantão com equipes reforçadas e compostas por um delegado, escrivão e investigadores e/ou agentes de polícia”, destacou.
Outra medida é a implementação de postos de atendimento aos cidadãos e reforços policiais em locais estratégicos, como no 11º Distrito Policial localizado em Jacaraípe, durante o Réveillon e o Carnaval; no Núcleo Avançado de Praia Grande, para atendimento ao público e diligências urgentes; e os plantões policiais nas Delegacias de Polícia (DP) de Piúma durante o Carnaval; DP de Conceição da Barra, no Réveillon e no Carnaval; e o 1º Distrito Policial de Vitória, responsável pela região de Santo Antônio, durante o Carnaval de Vitória.  “Esses locais recebem um grande volume de turistas em datas especiais. Por isso, reforçamos o atendimento nessa época”, destacou o superintendente.
Pela Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), serão reforçados os plantões periciais, sendo eles o criminal e o papiloscópico, além do reforço no atendimento realizado pelo Departamento Médico Legal (DML) em Vitória e nas perícias realizadas nos plantões das Delegacias Regionais de Venda Nova do Imigrante, São Mateus, Linhares, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.
Já a Superintendência da Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic) e demais Superintendências vão providenciar a instalação de mais pontos de utilização do sistema Delegacia Online (Deon) para utilização da Polícia Militar, com o fim de dar celeridade ao registro das ocorrências policiais.
Operações Especializadas
A Superintendência de Ações Estratégicas e Operacionais (Saeo) e a Superintendência de Polícia Especializada (SPE), por meio de suas unidades policiais, vão realizar diversas operações visando impedir práticas delituosas contra o consumidor, como fraudes, roubos, furtos e fiscalização em eventos/shows.
Para isso serão utilizados os policiais do Departamento Especializado de Investigações Criminais, por meio das Divisão Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio (DRCCP), da Delegacia Especializada de Defraudações e Falsificações (Defa), da Divisão Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DFRV), do Departamento Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc), da Delegacia do Consumidor (Decon), da Delegacia Especializada de Costumes e Diversões (Decodi), da Delegacia Especializada do Adolescente em Conflito com a Lei (Deacle) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.