Trocas inteligentes para uma ceia mais saudável

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No final do ano, as confraternizações típicas dessa época, como ceias de Natal e Revéillon, festas da empresa e amigo secreto, são regadas a muitas delícias expostas à mesa. Mas nem por isso é preciso sair da dieta e cair em todas as tentações gastronômicas.
A nutricionista Jenniffer Vorpagel, da GlobalMed Vitória, explicou que é possível comer bem e, ao mesmo tempo, se manter na linha. Uma orientação da profissional é fazer as chamadas trocas inteligentes de alimentos supercalóricos por outros mais saudáveis. E sem abrir mão do sabor.
“Por exemplo, no lugar das sobremesas mais açucaradas, opte pelas frutas frescas. E em vez do açúcar branco, coloque adoçante culinário em algumas receitas. O mesmo vale para o leite, que pode ser desnatado. E sempre asse os alimentos invés de fritar”, recomendou a profissional.
Outra orientação é sobre o consumo de carnes. “Seja frango, peru ou porco, o ideal é retirar as peles das carnes”, ressaltou Jenniffer.
A nutricionista faz outro alerta: não adianta ficar sem comer o dia inteiro e depois exagerar na hora da ceia. “É importante fazer todas as suas refeições do dia, mas opte por refeições leves. Adicione mais saladas, pois são alimentos menos calóricos”, afirmou.
 As frutas frescas podem ser a sobremesa. Você poderá comer algo mais saudável, menos calórico e sem se exceder.
Orientações importantes:
-   Cuidado com as peles das carnes: pele de frango, de peru, de porco, o ideal é retirá-las.

- Nas receitas de algumas sobremesas, o açúcar branco pode ser substituído por adoçante culinário.

- Use leite desnatado e sempre asse os alimentos em vez de fritar.

- A tradicional farofa pode ser repaginada utilizando vegetais, como cenoura ralada, abobrinha, couve. Pode acrescentar frutas secas para aumentar vitaminas e minerais.

-  Lembre-se que as oleaginosas são alimentos saudáveis, mas também calóricos.

 -   Não adianta ficar sem comer o dia todo esperando a hora da festa, realize todas as suas refeições do dia, adicione mais saladas, pois são alimentos menos calóricos.
- Consuma bebidas alcoólicas com moderação, opte por drinks ou coquetéis a base de suco de fruta, pois auxiliam na hidratação.

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