Alcançar uma nota alta na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é fruto de muito esforço. Mas agora que toda a correria já passou, toda a experiência obtida vale ouro. Assim como as dicas de quem mandou bem na prova, como o aluno Saulo Miguel, da Escola Padre Antônio Volkers, em Marilândia. Ele obteve 980 pontos na redação do Enem, uma nota que enche os olhos de quem vai fazer a prova no futuro.

Segundo ele, um dos segredos para ter se saído tão bem na prova foi ter escolhido fazer primeiro a redação: “A redação tem um peso muito grande na aprovação. Então, é bom começar a prova por ela. Se deixar para o final, a pessoa ficará cansada e a redação não vai ser muito boa”, ensina.
A aluna da Escola Estadual Clóvis Borges Miguel, no município da Serra, Isabela Keyna Alves Moreira, que também alcançou os mesmos 980 pontos, dá mais conselhos: “Uma boa dica é refazer os exames anteriores, escrever várias redações para treinar e, durante a prova, organizar o tempo que levará para responder as questões e marcar o gabarito. Descansar bastante antes das avaliações também ajuda na concentração”, explicou.
Também conseguiram notas de destaque no Enem os alunos Gustavo Oliveira, da Escola Estadual Cândido Portinari, em Sooretama, que chegou a 960 pontos, e a aluna Kaori Sayara Eto, da Escola Estadual Misael Pinto, localizada em Aracruz, que conquistou 900 pontos na redação.

“Antes de saber escrever redação é preciso que o vestibulando desenvolva sua escrita geral e, nesse sentido, tudo é válido, desde textos livres à poesia, ou até música”, disse Gustavo. E Kaori completa: “escolher matérias mais fáceis para responder as questões antes da redação ajuda muito com o tempo, já que as questões podem ser resolvidas mais rapidamente e sobra mais tempo para a redação”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
Topo