Vitória vai ganhar 200 patinetes, que poderão ser usadas a partir de um aplicativo.
Foto: Divulgação;
Moradores e turistas vão poder usar patinetes elétricos para ir ao trabalho, para chegar mais rápido a algum compromisso ou para lazer. Até o final de janeiro, essa nova modalidade já será oferecida na capital. Foi o que anunciou o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, nesta segunda-feira (14). 

O sistema será operado pela start-up Yellow, que já implantou os patinetes em São Paulo, São José dos Campos, Florianópolis e Rio de Janeiro. A empresa terá licença do município para firmar parcerias com a iniciativa privada para a implantação das estações. Detalhes sobre valores de uso ainda estão sendo fechados e serão anunciados em breve.

Inicialmente, serão disponibilizados 200 "amarelinhas". Os usuários deverão baixar o aplicativo para usar esse meio de transporte. Em um mapa será possível localizar o patinete mais próximo e conseguir a liberação a partir de um QR Code. 

Mobilidade

O prefeito ressaltou que é mais uma opção para rodar pela cidade e melhorar a mobilidade urbana.

"Isso vai revolucionar a mobilidade em Vitória. A pessoa pode atravessar a cidade toda em 17 quilômetros. É um meio de transporte silencioso e seguro. O transporte em pequenas distâncias no patinete elétrico funciona muito bem em San Diego, onde vi o sucesso desse sistema, e outras cidades", ressaltou Luciano Rezende, destacando ainda o sucesso do sistema de compartilhamento de bicicletas, o Bike Vitória. 

Representante da empresa, Milton Achel prevê o sucesso da modalidade em Vitória. "É uma cidade linda e plana. A micromobilidade tem a sua potencialidade. Vai ser um sucesso". 

Cuidados

Os patinetes poderão ser usados nas ciclovias e ciclofaixas. Nas calçadas, será necessário respeitar a  velocidade máxima de 6 km/h. A empresa dá algumas dicas de uso: 

  • Respeite as leis de trânsito e evite acidentes
  • Use o capacete para sua própria segurança
  • Se for andar à noite, acenda os faróis
  • Estacione somente dentro da área de atuação e em uma das estações

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
Topo