![]() |
Praticar atividades físicas durante a gestação faz bem para mãe e bebê. (Foto: Thinkstock) |
A gravidez é um momento especial para toda mulher, mas com o avanço da gestação e o crescimento do bebê é comum o surgimento de dores pelo corpo, inchaço e até mesmo incontinência urinária. A fisioterapeuta Letícia Rios ressalta que fazer exercícios é uma boa saída para a qualidade de vida da futura mamãe.
“Não existe essa questão de que grávida não pode fazer exercícios. Se ela estiver liberada pelo médico para se exercitar, as vantagens são muitas, não só para aliviar desconforto da mãe, mas para garantir uma gravidez tranquila e até mesmo para fortalecer a musculatura para o parto normal”, explica a especialista.
Letícia será uma das palestrantes da 28ª edição do Curso de Gestantes Balãozinho Glória. O evento, que é gratuito, acontece no anfiteatro da UVV, em Vila Velha, no dia 4 de maio, e terá palestras sobre diversos temas que envolvem a gestação, tais como: mitos e verdades da maternidade, parto humanizado, amamentação, alívio de desconfortos na gestação, importância de exercícios, nutrição na gravidez, the golden hour, entre outros.
Confira, abaixo, algumas dicas para aliviar o desconforto que a fisioterapeuta dará durante o curso:
Mexa-se:
Inchaço: faça movimentos circulares nos braços e nas mãos, bem devagar. No caso das pernas, uma boa pedida é mantê-las elevadas por alguns minutos todos os dias. Evitar ficar numa mesma posição por muito tempo também é importante. Se trabalha muito tempo sentada, levanta-se de vez em quando e caminhe um pouco. Esses movimentos aumentam a circulação sanguínea, reduzindo a retenção de líquido.
Alongamento: alongamentos diários fazem bem porque relaxam os músculos, melhorando a postura.
Cintas: para aliviar a dor nas costas na gravidez, a dica é usar uma cinta e calcinha altas. Massagem também ajuda a aliviar a dor.
Atividade física supervisionada: desde que seja liberada pelo médico e supervisionada, a atividade física durante a gravidez é benéfico para mãe, para o bebê e também para o parto. Exercícios podem fortalecer o assoalho pélvico, importante para evitar incontinência urinária e facilitar o parto normal; auxiliam a reduzir inchaços e a controlar o peso. Entre as atividades indicadas para as grávidas estão caminhadas, alongamentos, musculação leve, pilates, entre outras.
Cuidado ao levantar da cama: importante levantar e deitar com cuidado, virando-se de lado e apoiando um dos braços na cama para levantar ou deitar devagar.
Participe do Curso de Gestantes Balãozinho Glória!
Data: 4 de maio de 2019 (sábado)
Horário: de 8h30 às 16h
Local: Anfiteatro da UVV – Universidade Vila Velha, localizado na Avenida Comissário José Dantas de Melo, 21 – Boa Vista em Vila Velha.
Inscrições: até 18 de abril pelo site balaozinhogloria.com.br/curso-de-gestantes
Temas das Palestras: The Golden Hour, Parto Humanizado, Amamentação, Cuidados Domiciliares com o Bebê, Mitos da Maternidade, Dicas para Aliviar Desconfortos na Gestação, A Importância dos Exercícios, Cuidados com o Períneo e Nutrição na gravidez.
COMENTÁRIOS