Os Correios incentivam, por meio do Programa Jovem Aprendiz, a qualificação jovens e adolescentes em todo o país

Desde o início do Programa, em 2011, até hoje mais de 15 mil jovens, em todo o país, foram atendidos pela empresa e receberam a formação de assistente administrativo.

O Programa Jovem Aprendiz dos Correios prioriza o atendimento de integrantes do Programa Bolsa Família que comprovem menor renda, jovens sob medida de proteção, integrantes do Programa Vira Vida (SESI), que engloba jovens vítimas de exploração e violência sexual e jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas.

Atualmente, nos Correios, 3.903 jovens estão contratados em 348 municípios de todo o país. No Espírito Santo, 101 jovens integram o Programa Jovem Aprendiz, sendo 55 mulheres e 46 homens. Cerca de 90% encontram-se na faixa etária de 14 a 17 anos e 10% de 18 a 22 anos. As vagas do programa no Estado estão distribuídas em 29 municípios.

Os jovens aprendizes dos Correios passam por avaliações em todas as etapas do processo. Na capacitação teórica os jovens são avaliados por unidade curricular, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento. Para aprovação é necessário a obtenção de média acima de 60% e frequência mínima de 75%. Para a certificação final, o jovem deve ser aprovado em todas as unidades curriculares. Caso fique retido em alguma unidade, receberá a declaração de participação naquelas unidades em que obtiveram êxito. A avaliação prática do aprendiz é realizada pelo orientador no seu dia a dia, por meio de feedbacks, com o objetivo de aprimorar o seu desenvolvimento.

Os jovens também avaliam o Programa Jovem Aprendiz dos Correios. Segundo a pesquisa de satisfação realizada no desligamento dos jovens, no Espírito Santo, mais de 90% consideram o programa satisfatório, atendendo as expectativas iniciais. Andreia Martins dos Santos (16 anos),  que atualmente é jovem aprendiz dos Correios e desenvolve suas atividades na Supervisão de Contratos Comerciais da  SE/ES está tendo a primeira experiência profissional de sua vida nos Correios. Ela ressalta que: “Participar do Programa Jovem Aprendiz é muito importante para mim. Posso adquirir conhecimento e me desenvolver profissionalmente. Além disso, posso ajudar em casa e também ter meu dinheiro. Estou gostando muito da experiência e recomendo o programa dos Correios para outros jovens começarem a trabalhar”.

A coordenadora do programa no Espírito Santo, a psicóloga Maria Goretti Emediato Fernandes destaca “Neste programa a empresa contempla um público que vem de ambientes conturbados, como vítimas de violência, infratores, integrantes de medidas socioeducativas que recebem pontuações extras nas classificações. Com estas regras, percebe-se que há na empresa uma preocupação de inserção social deste público”. Com oito anos de existência, Maria Goretti considera que o programa está sendo construído e aprimorado com o passar do tempo.

Como funciona o programa:

Para ingressar no Programa Jovem Aprendiz os Correios promovem um processo seletivo divulgado no site -da empresa por meio de edital com as regras, vagas e modalidades de capacitação.

O programa de aprendizagem é realizado no sistema dual, na modalidade presencial, que é composto pela fase teórica, nas dependências do SENAI e pela fase prática, realizada nas instalações dos Correios, sob orientação de um empregado da empresa devidamente capacitado e designado para ser o Orientador do jovem.

Inicialmente o aprendiz faz um módulo básico de 120 (cento e vinte) horas sequenciais no SENAI.  Após realização do módulo básico, o jovem permanece, semanalmente, dois dias no SENAI e três dias nos Correios até o final da aprendizagem.

Para ampliar o atendimento a localidades onde não há unidade no SENAI há a modalidade de educação à distância – EAD. Nesse caso as atividades relacionadas à fase escolar são integralmente realizadas dentro das instalações dos Correios.

O contrato do jovem aprendiz tem a duração de 12 meses e não pode ser renovado. Ao final de cada ciclo um novo processo seletivo é realizado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.