Coleção gerou intercâmbio entre marca e comunidade
Foto: Peu Fernandes;
O Quilombo Lagoa Santa, na região do Baixo Sul da Bahia, foi a inspiração para o Inverno 2019 da marca Soul Dila. Batizada de Semear, a coleção já conta com preview disponível nas lojas físicas na Bahia e Sergipe e no e-commerce, com entrega em todo o Brasil.

A região baiana é conhecida pelas biojoias e peças de artesanato produzidas a partir da palmeira de piaçava, abundante nas roças locais. A matéria prima, planta fibrosa com nome de origem tupi, é fonte de renda da população, que vende a palha também para a produção de vassouras. Enquanto os homens coletam o material, 15 jovens e senhoras do povoado mantêm viva a técnica do trançado, que mistura a ancestralidade dos índios e da cultura negra.

TROCA

A comunidade, reconhecida como terra de remanescentes quilombolas desde 2015, foi palco de inspiração e cenário para a campanha da coleção Semear, fotografada por Peu Fernandes. Mas, a experiência entre a Soul Dila e a comunidade não ficou por aí. A marca recebeu em sua sede, em Salvador, representantes do quilombo, que participaram de workshops de Estilo, Produção, Fotografia e Marketing, trocando experiências e adquirindo novas ferramentas para a produção da sua arte.
foto: Peu Fernandes;
“Não achamos que seria justo apenas visitar a comunidade, ‘usá-la’ como inspiração e como cenário e ir embora. Como o próprio nome da coleção diz, pensamos num intercâmbio de experiências, no qual todos ganhamos e crescemos”, explica Marcelo Ladeiro, porta-voz da Soul Dila.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.