A previsão do tempo para os próximos dias no Espírito Santo é de dias quentes com possibilidade de chuva em diversas regiões do Estado. E quando se fala em chuva, muitas pessoas têm o hábito, em casa, de manter reservatórios com essa água que pode ser utilizada na limpeza de áreas comuns.

No entanto, é preciso ficar atento pois essa água armazenada de forma indevida, associada às altas temperaturas, criam um ambiente propício para a reprodução do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya. Isso porque o Aedes aegypti prefere o ambiente úmido para colocar seus ovos, que podem sobreviver mais de um ano nesse local.

Por isso, além dos cuidados com latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de garrafas pet, pneus velhos, vasinhos de plantas, garrafas e lixeiras, também é preciso ficar atento aos depósitos como caixas d’água, tambores, latões, cisternas, que acumulam água com facilidade e ofertam um ambiente propício ao Aedes.

Sintomas da dengue
Os principais sintomas da doença são febre alta, manchas no corpo, dores nas articulações, dor de cabeça, coceira, náuseas, vômitos e extremo cansaço. O paciente deve procurar orientações médicas no início das manifestações para que o tratamento seja eficaz.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
Topo