Roupas e artigos têxteis em geral devem atender ao regulamento de conformidade estabelecido pelo Inmetro.
Foto: Pixabay.
O Dia das Mães se aproxima e o Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES), órgão delegado do Inmetro no Estado, traz orientações importantes para quem deseja comprar presentes com a aquisição de produtos de origem têxteis.

O diretor geral do Ipem-ES, Rogerinho Pinheiro, esclarece que no caso de roupas, é preciso verificar se a etiqueta contém todas as informações necessárias para garantir que o produto é seguro. “Orientamos os consumidores para que somente adquiram essas peças no mercado formal, evitando a compra de produtos falsificados ou com informações incorretas que possam oferecer riscos’, explica.

Roupas e artigos têxteis em geral devem atender ao regulamento de conformidade estabelecido pelo Inmetro. Dentre o conjunto de informações obrigatórias que devem constar nas etiquetas dos produtos dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante ou importador, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho. Todas as informações devem estar escritas em português.

O Ipem-ES realiza constantes operações de fiscalização comerciais. Quando encontradas irregularidades, os estabelecimentos possuem até dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-ES e estão sujeitos à multa.

Irregularidades

Caso o consumidor desconfie ou encontre alguma irregularidade, é possível registrar denúncia junto ao Ipem-ES. Os canais de contato são:
Telefone (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h): 08000 39 1112.
Internet, através do link: https://ipem.es.gov.br/fale-ouvidoria
Carta ou pessoalmente (segunda à sexta-feira, das 8h às 17h): Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1595, Ilha de Monte Belo, Vitória - ES. CEP: 29053-245.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.