A sommelière da Wine Eventos, empresa expert em fornecer bebidas para eventos, fala quais são os espumantes mais queridinhos do mercado capixaba de casamento, dá dicas de harmonização, como servir e quantidade ideal

Quem está a alguns passos do altar sabe que as bebidas são uma dúvida recorrente durante os preparativos do enlace. O horário, a época do ano, o estilo dos convidados, para além do cardápio, influenciam nos tipos de bebidas que serão oferecidas aos convidados. Mas de uma coisa nós já temos certeza: alguns espumantes já conquistaram o coração das noivas e já são presença confirmada nos casamentos capixabas, como o Undurraga Rosé Brut, De Vergy Ice e o Romeo & Juliet D.O.C. Prosecco Brut.

O Espírito Santo possui um clima tropical durante todo o ano, por isso o estilo do espumante não muda se o casamento é diurno ou noturno. “Vemos que esses três são os preferidos independentemente do horário da festa ou até mesmo da época do ano, por serem fáceis de beber e agradar aos mais diversos paladares”, destaca Ana Cristina Fulgêncio, sommelière da empresa capixaba referência na comercialização de bebidas para festas e cerimônias. Segundo ela, para quem tem perfil para bebidas mais adocicadas, o Ice encaixa perfeitamente. Por outro lado, para quem tem perfil para bebidas mais secas, o ideal é optar por espumantes Nature, Extra Brut ou Brut. O Brut, principalmente, costuma agradar a maioria das pessoas.

Ponto-chave

Não precisa ser especialista para saber que é necessário pensar na harmonização das bebidas de acordo com o cardápio da festa, certo? Segundo Ana Fulgêncio, tanto o Undurraga Rosé quanto o Romeo & Juliet são perfeitos desde as entradas até os pratos principais. São espumantes secos no paladar, sem ser exageradamente seco, fáceis de gostar e de harmonizar com os mais diversos pratos e opções do coquetel volante.

O Ice, por ter uma certa doçura no paladar, fica mais limitado na hora de harmonizar, combina melhor com pratos e aperitivos que têm um toque adocicado, como bolo. E é muitas vezes usado em drinks.

Como servir

Todos os espumantes devem ser servidos gelados, com a temperatura em torno de 6°C. “Durante o serviço em uma festa, a temperatura da bebida é algo bastante delicada e merece atenção. Se o garçom estiver rodando durante um tempo com a garrafa, é importante que ele volte com o espumante para o gelo para não servir a bebida em temperaturas mais altas para os convidados”, destaca a sommèliere. O espumante “quente”, fora da temperatura ideal, fica muito desagradável no paladar, se mostra com gás além do que realmente tem e o convidado acaba desperdiçando, deixando a taça de lado.

Quantidade ideal

A quantidade a ser servida também é um ponto importante para destacar. Segundo Ana Fulgêncio, o ideal é que seja servido meia taça. Assim o convidado bebe todo o volume servido com o espumante ainda gelado. A bebida fica muito melhor e mostra realmente a qualidade que tem. “Degustar na temperatura errada pode até mesmo parecer que a bebida é de baixa qualidade”, pontua.

Vale lembrar que o Ice é uma grande tendência de mercado, um espumante que é aconselhado que seja consumido com gelo, picolé de frutas ou mesmo frutas congeladas. A doçura fica no ponto ideal e a bebida se mantém gelada durante a degustação.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.