A EDP alerta para os riscos e destaca orientações que trazem mais segurança em casa e na rua


Água e eletricidade, uma combinação perigosa. Com o alerta de fortes chuvas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)  e pela Marinha do Brasil para os próximos dias no Espírito Santo, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Estado, alerta que o cuidado com a energia elétrica deve ser redobrado. Especialmente quando se trata de chuva forte e com raios, o que aumenta o índice de acidentes envolvendo energia elétrica.

Entre as orientações está a atenção para as instalações elétricas internas da residência. Utilizar sempre materiais adequados e contar com a colaboração de profissionais devidamente treinados para o trabalho é de grande importância. Boas instalações possibilitam que os equipamentos sejam usados com segurança, evitando choques elétricos.

Outra dica é não utilizar equipamentos molhados ou em locais inundados, ou mesmo não manusear equipamentos elétricos estando com o corpo molhado ou descalço, pois estas situações aumentam o risco de choque elétrico. Caso a chuva venha a causar inundação na residência, atingindo o nível das tomadas, é preciso desligar o disjuntor imediatamente e chamar um profissional qualificado para fazer a revisão do local antes de ligar novamente os disjuntores.      

Durante as tempestades, a atenção deve ser redobrada. As descargas atmosféricas podem afetar aparelhos elétricos mesmo sem passar pela rede de distribuição de energia da concessionária, caso existam outros pontos de entrada e propagação interna, como antenas de TV”, explica Evandro Scopel, gestor executivo da EDP.

Na rua, caso haja acidentes com placas, telhas ou árvores caídas sobre a rede elétrica, deve-se comunicar imediatamente a EDP pelos canais de atendimento e jamais tocar na fiação.

Cuidados importantes durante temporais e ocorrência de raios:

Em casa:
§  Manter instalações elétricas em boas condições;
§  Não fazer uso de benjamins (preferir os filtros de linha);
§  Evitar goteiras perto de instalações elétricas (água conduz energia).
§  Retirar da tomada equipamentos eletrônicos mais sensíveis em período de fortes chuvas com descargas atmosféricas
§  Ao primeiro sinal alagamento, móveis e eletrodomésticos devem ficar fora do alcance da água;
§  Desligue o disjuntor, caso a água atinja níveis que possam alcançar as tomadas elétricas;
Na rua:
§  Não ficar em áreas descampadas debaixo de chuva;
§  Não ficar debaixo de árvores e estruturas metálicas durante temporais com raios;
§  Procurar ficar protegido da água e não andar em áreas alagadas onde existem bueiros;
§  Em caso de cabos elétricos no chão, a orientação é manter distância e entrar em contato com a EDP. 

Em caso de dúvida ou solicitação, os clientes podem entrar em contato com a EDP por meio dos canais de comunicação: EDP Online, no site www.edponline.com.br ou aplicativo; Central de Atendimento no 0800 721 0707, com atendimento 24 horas e com ligação gratuita, e nas agências presenciais.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
Topo