Na tentativa da perda de peso, apareceu então uma grande oferta de dietas que
comprometem a perda de peso saudável, alertam especialistas. Foto: Reprodução.
Já parou para reparar que todos os anos surgem dietas que fazem sucesso por um determinado (e curto) período de tempo? – As famosas ‘dietas da moda’ que levam pessoas a ingerirem somente ovo e presunto todos os dias ou riscar do cardápio qualquer tipo de pão ou até mesmo alimentar-se como um homem das cavernas.

Dieta mediterrânea, de Atkins, Mediterrânea, do tipo sanguíneo, Dukan, sem glúten, da sopa, do ovo, da lua, dos sucos, de South beach, ortomolecular…

Independente da dieta da vez, elas prometem uma perda rápida de peso e até a mudança de vida para um estilo ‘mais natural’. Essas dietas podem causar doenças e estimulam um gasto financeiro desnecessário que não resultará em uma pessoa magra e feliz.

“Dependendo do modismo, o paciente é estimulado a comprar alimentos caros e difíceis de achar na ilusão de que irá perder peso e adquirir saúde. Não podemos impor aos pacientes o sacrifício de comprar castanhas que chegam a custar R$ 200 o quilo”, alerta o especialista Antelmo Sasso Fin.

Para Antelmo o problema das dietas da moda que são restritivas ao extremo e obrigam o paciente a seguir um plano alimentar limitado não ensina a pessoa a se alimentar de forma saudável.

Especialista alerta para o perigo da dietas da moda, pois podem
acarretar sérios problemas a saúde.
“Quando a pessoa terminar de fazer a dieta da moda escolhida, voltará a se alimentar de maneira errada como fazia antes da dieta e vai engordar tudo novamente. O que podemos orientar é uma dieta equilibrada contendo carboidratos, lipídios, sais minerais e fibras”, diz.

As dietas da moda que prometem milagres não possuem comprovação científica e, ao contrário do que prometem, podem acarretar sérios problemas de saúde.

“É urgente a necessidade de conscientização de que o emagrecimento acontece quando há uma mudança de hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e o acompanhamento por um profissional especializado. Desta forma a pessoa emagrecerá, irá se manter magro e terá sucesso e saúde”, finaliza Sasso Fin.

Com informações de Mary Martins.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
Topo