Dizem que um sorriso bonito pode abrir portas, mas será que isto é verdade? A ciência indica que sim. De acordo com estudo realizado pela American Academy of Cosmetic Dentistry (AACD) em 2016, pessoas que sorriem mais têm mais chances de alcançar realizações em todos em âmbitos, inclusive no profissional. Mas por que isso acontece?

"É preciso esclarecer que um sorriso harmônico vai
muito além da estética, pois indica qualidade de vida", afirma.
Fotos:  Enan Correia / Real Fotos.
O Dr. Gustavo Menegucci, referência em estética dental, revela alguns motivos que tornam pessoas com dentes mais bonitos mais bem sucedidas: "Dentes alinhados, limpos e bem cuidados certamente podem fazer a diferença. No estudo da AACD, 200 pacientes foram entrevistados, e todos afirmaram que dão mais valor a pessoas com um sorriso mais bonito, com dentes bem cuidados e brancos. Isso só reafirma como é importante cuidar da higiene bucal. Além da saúde, é preciso perceber que o visual, a parte estética é essencial para abrir portas”. 

Mas qual é a influência dos seus dentes na sua aparência e na percepção dos outros sobre você? O Dr. Menegucci explica: "um sorriso bonito é o cartão de visitas de um candidato em uma entrevista de emprego, junto ao seu currículo, e pode ser o responsável pelo sucesso profissional. Por isso, é tão importante cuidar da estética e da saúde bucal. Dentes muito amarelados, desalinhados ou até mesmo com sinais visíveis de uma higiene bucal que fique a desejar, podem passar ao entrevistador a sensação de que o candidato é desleixado ou inapto para representar a empresa diante dos clientes ou dos acionistas”. 

Relação entre sorriso bonito e oportunidades de trabalho

Um estudo publicado na revista especializada American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics mostrou a profissionais de Recursos Humanos imagens de candidatos com necessidade de correção ortodôntica e posteriormente imagens com o sorriso dessas mesmas pessoas corrigido por um programa de computador. Em todas os casos, os recrutadores avaliaram melhor as imagens que passaram por alterações, ou seja, candidatos com um sorriso bonito. Isso indica que apresentar dentes bem cuidados facilita a aceitação social e abre portas para o sucesso profissional.

Não se trata de preconceito

O Dr. Menegucci revela que a questão vai muito além de um suposto preconceito: "é preciso esclarecer que um sorriso harmônico vai muito além da estética, pois indica qualidade de vida e demonstra preocupação com os cuidados pessoais, como bons hábitos de higiene bucal”.


Dentes bonitos elevam a autoestima

O especialista diz que em seu consultório diversos são os casos de pacientes que relatam se privam de sorrir ou falar em público por não terem dentes bonitos: “dentes bonitos elevam a autoestima. Pessoas que não tem vergonha dos próprios dentes são mais confiantes, extrovertidas, se relacionam melhor com o público. Dessa forma, geralmente se saem melhor em entrevistas de emprego e processos seletivos com dinâmicas de grupo por terem mais autoconfiança.


Quais os melhores tratamentos?

O Dr Menegucci conta que somente uma avaliação profissional pode dizer qual o melhor tratamento, mas que hoje existem muitas opções disponíveis e acessíveis para ter um sorriso perfeito: “muitas pessoas já perceberam os benefícios para a saúde em geral e para a melhora da autoestima que um sorriso bonito proporciona. Assim, cada vez mais cresce a procura por tratamentos odontológicos estéticos. São procedimentos que estão mais acessíveis ao público e com tecnologia que garante resultados mais naturais e duradouros”. 


Tratamento ortodôntico

A Ortodontia pode ajudar no seu sucesso profissional. As técnicas promovem a movimentação gradual dos dentes, deixando o sorriso alinhado e harmônico.
E, hoje, o paciente encontra aparelhos ortodônticos mais eficazes e discretos como o Invisalign, que são alinhadores invisíveis que reduzem o tempo de tratamento.


Clareamento dental

A tecnologia mais recente nessa área é o clareamento dental com luz violeta, em que a remoção dos pigmentos é feita de forma física, portanto altamente segura para o paciente, pois não há risco de queimaduras ou lesões nos tecidos bucais. Deve-se procurar sempre um consultório e evitar clareamentos caseiros.


Lentes de contato dental

Pessoas que precisam corrigir pequenas imperfeições nos dentes podem realizar o tratamento com as lentes de contato dental. São revestimentos de porcelana ultrafinos  que recobrem dente a dente, deixando o sorriso harmônico.
É possível alterar o comprimento e largura dos dentes, se livrar de manchas que não saem com o clareamento, fechar pequenos espaços entre os dentes (diastemas), modificar o contorno dos dentes, entre outras imperfeições que prejudicam a aparência.
É um procedimento rápido e estético de alto impacto, com o mínimo de desgaste dental e com resultados que trazem o mesmo brilho e tonalidade de um sorriso natural.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
Topo