A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (6), uma redução média de 4,84% nas tarifas da EDP Espirito Santo. 
Para os consumidores conectados à alta tensão (industrial e comercial) haverá uma queda de 3,22%, e para a baixa tensão, isto é, usuários residenciais, uma diminuição de 5,56%.
O processo diz respeito à revisão tarifária da companhia, realizada de quatro em quatro anos para manter o equilíbrio econômico-financeiro da empresa.
As novas tarifas vigoram a partir desta quarta-feira ( 7). Com isso, os mais de 1,5 milhão de consumidores capixabas já vão poder perceber uma diferença na tarifa na próxima conta de energia elétrica. 
BANDEIRA TARIFÁRIA 
Segundo dados da Aneel, a bandeira tarifária em agosto de 2019 é vermelha, com custo de R$ 4,00 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. O ajuste acontece em razão da previsão hidrológica para o mês, que sinaliza vazões abaixo da média histórica e tendência de redução dos níveis dos principais reservatórios.
Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.