“Meu metabolismo é muito lento, por isso que não emagreço”. Que atire a primeira pedra quem nuca escutou ou até mesmo foi o autor dessa frase em uma roda de conversa. Acelerar o metabolismo é um fator desejado por grande parte das pessoas que querem emagrecer, e alguns alimentos podem ajudar. A nutricionista Letícia Matrak revela que os alimentos termogênicos, aqueles que aumentam o gasto energético, ou seja, que fazem o organismo trabalhar num ritmo acelerado, o que ganhar mais energia, além de fazer com que haja um aumento na temperatura e queima de gordura.

“Um dos queridinhos quando se trata em acelerar o metabolismo é o chá verde, rico em flavonoides e cafeína, substancias que aumentam o metabolismo e favorecem a queima de gordura. Ele também possui efeito diurético, que contribui para eliminar a retenção de líquidos”, comenta a especialista.

Outro produto brasileiro e que também exerce a mesma função, é o guaraná. Pois seu efeito de acelerar o metabolismo está relacionada à cafeína presente no guaraná. Indico sempre que seja consumido com sucos ou chás, que irão ajudar na perda de peso. Já a clara de ovo é rica em proteína, que também ajuda a acelerar o metabolismo.

“O atum e o salmão contém ômega 3, que aumentam o metabolismo basal, queimando calorias. O ômega 3 também funciona como antiinflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares”, esclarece Letícia que ainda revela que outro alimento capaz de aumentar o metabolismo em 20%, é o gengibre. Essa raiz pode ser consumida crua, refogada ou em chás e, até mesmo, sucos verdes.

 

Para quem quer dar uma “apimentada” na alimentação pode usar e abusar das pimentas, que aumenta a circulação, a temperatura corporal e melhorar a digestão.

Por fim, a canela, além de dar um tempero a mais aos alimentos, também é um poderoso termogênico. Possui alto teor de cálcio, essencial para aumentar o metabolismo basal!  Pode ser consumida na sua versão em pau ou em pó, polvilhada sobre frutas, legumes e carnes e também pode ser incluída em chás, sucos e mingaus.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
Topo