Uma nuvem gigante que se formou em Muqui chamou a atenção de moradores na cidade do Sul do Espírito Santo. Um deles chegou a filmar o fenômeno e o comparou à queda d’água de uma cachoeira.

O fato foi analisado por especialistas do Instituto Capixaba de Pesquisa e Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que descartaram que a formação ocorrida em Muqui fosse uma nuvem rolo.

De acordo com o Incaper, a nuvem de Muqui é do tipo Stratocumulus, ou seja, “nuvens baixas que se formam a cerca de 2 mil metros de altitude e possuem massas arredondadas e cilíndricas, com o topo e a base relativamente planos, podendo eventualmente vir acompanhada por alguma precipitação de fraca intensidade”.

Nuvem rolo


Já a formação da nuvem rolo, segundo o Incaper, está relacionado quando há um contraste entre massas de ar de diferentes tipos, temperaturas, umidade, densidade e a brusca mudança de direção e velocidade do vento.

“Os ventos sopram de direções diferentes na base e no topo da nuvem, dando o formato circular a nuvem, formando assim uma espécie de rolo, típico deste tipo de nuvem, sendo que esta nuvem é bem extensa e disposta na forma de um arco alongado. Ela forma-se em uma altura de 100m a 300m no solo e portanto é uma nuvem considerada baixa. Essas nuvens (nuvem rolo) se formam normalmente sobre o oceano e bem próximas às regiões litorâneas”, informou o instituto.

Previsão do tempo para Sábado - 14/09/2019

De acordo com o Institudo Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o sábado será com muitas nuvens e chuva fraca e esparsa no estado (exceto Região Noroeste e divisa com Minas Gerais). Temperatura menos elevada que nos dias anteriores.


Na Grande Vitória, chuva fraca no início da manhã, mas o sol aparece entre nuvens nos demais horários. 
Temperatura mínima de 20 °C e máxima de 31 °C.
Vitória: mínima de 20 °C e máxima de 31 °C.
Na Região Sul, chuva fraca no início da manhã, mas o sol aparece entre nuvens nos demais horários. Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 15 °C e máxima de 35 °C.
Nas áreas altas: mínima de 11 °C e máxima de 29 °C.
Na Região Serrana, chuva fraca no início da manhã, mas o sol aparece entre nuvens nos demais horários.
Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 15 °C e máxima de 31 °C.
Nas áreas altas: mínima de °C e máxima de 29 °C.
Na Região Norte, chuva fraca no início da manhã, mas o sol aparece entre nuvens nos demais horários.
Temperatura mínima de 18 °C e máxima de 32 °C.
Na Região Noroeste, sol entre nuvens, sem expectativa de chuva.
Nas áreas menos elevadas: temperatura mínima de 19 °C e máxima de 32 °C.
Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 16 °C e máxima de 30 °C.
Na Região Nordeste, chuva fraca no início da manhã, mas o sol aparece entre nuvens nos demais horários.
Temperatura mínima de 16 °C e máxima de 30 °C.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
Topo