O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) foi recebido, nesta segunda-feira (07), por caciques das etnias Tupiniquim e Guarani, ao visitar as aldeias Caieiras Velha e Piraquêaçu, em Aracruz, Espírito Santo.

Ao chegar às tribos, acompanhado por representantes da Defensoria Pública da União e da Fundação Nacional do Índio (Funai), foi recepcionado com apresentações que remontam as memórias ancestrais desses povos originários, ouviu demandas e colocou-se, enquanto presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal, como um aliado na defesa dos direitos humanos e de preservação do meio ambiente.

“Tenham em mim uma pessoa que vai lutar pelos povos originários.  Quem teria de proteger o meio ambiente? O Governo Federal. Porém, quem o faz são os indígenas, mesmo sofrendo uma violação continuada de vários de seus direitos”, disse o senador.

Para os caciques, a presença do senador foi “muito importante” e “bem-vinda”. Aracruz é o único município capixaba que possui indígenas aldeados no Espírito Santo, com uma população de 4 mil pessoas, em 12 aldeias de duas etnias: Tupiniquim e Guarani.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.
Topo