O artista visual Lando apresenta nove fotografias e uma pintura de autorretratos na Mosaico Fotogaleria


A projeção da própria sombra é a inspiração do artista Orlando Rosa Farya, o Lando, para uma série de fotografias que serão apresentadas em exposição na Mosaico Fotogaleria, a partir do dia 9 de outubro.

Em ‘Sombra”, mostra que conta com nove fotografias e uma pintura, Lando dá sequência a uma série de autorretratos feitos com a sua sombra projetada sobre superfícies que ele encontra em suas derivas pelo mundo.

Para os gregos antigos, a sombra era a representação da alma; para o naturalista romano Plínio, o Velho, ela deu origem à representação. Como motivo e recurso, a sombra tem estado presente na fotografia desde a sua criação.

“Lando usa a própria sombra como forma de dialogar com formas e texturas que captura com sua lente, imprimindo nelas uma marca autoral. O resultado é plasticamente surpreendente, às vezes infuso com humor, e sempre intrigante”, conta Lobo Pasolini, curador da exposição.

“Estou muito feliz de ter um artista como Lando na Mosaico Fotogaleria. Além de trazer ao público uma série de trabalhos com forte carga poética e imbuídos de conceitos sofisticados de produção artística, essa mostra reforça nossa missão de explorar o nexus entre fotografia e artes plásticas,” diz o fotógrafo Tadeu Bianconi, sócio da Mosaico Fotogaleria.

Um dos artistas visuais mais reconhecidos do Estado, indicado ao Prêmio Pipa em 2017, Lando já expôs seu trabalho em importantes galerias no Brasil, em Portugal, Alemanha, França, Inglaterra, Estados Unidos, Equador, entre outros países.


Bate-papo com o artista

No dia 14/10 o curador Lobo Pasolini recebe o artista Lando para um bate-papo na Mosaico Fotogaleria, a partir das 19 horas. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. A reserva de vagas deve ser feitas pelo e-mail mosaicofotogaleria@mosaicoimagem.com.br ou pelo WhatsApp (27) 99943-0831.