Featured Posts

Mutirão orienta pacientes que aguardam cirurgia bariátrica no Hospital Evangélico de Vila Velha

O mutirão, que visa orientar pacientes sobre o pré-operatório, será na manhã deste sábado (5) e terá o apoio da Sociedade Capixaba de Endocrinologia


Mais conhecido por ser o mês da campanha de prevenção sobre o câncer de mama, outubro também é o mês de conscientização sobre obesidade, e o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) – uma das três unidades de saúde que realizam cirurgia bariátrica pelo SUS no Espírito Santo – promove neste sábado um mutirão de orientação para pacientes inscritos no seu Programa de Cirurgia Bariátrica. O objetivo da iniciativa, que será realizada em parceria com a Sociedade Capixaba de Endocrinologia, é orientar os pacientes sobre o pré-operatório e tratar comorbidades, como diabetes, hipertensão e obesidade.

Segundo o coordenador do Serviço de Cirurgia Bariátrica do HEVV, Dr. Tarcisio Zovico, é comum os pacientes atrasarem a realização da cirurgia por não estarem fisicamente aptos a passar pelo procedimento. Isso porque a bariátrica precisa ser feita em condições que garantam a segurança do paciente e que favoreçam a recuperação após a cirurgia.

“Para isso, o paciente também precisa fazer a sua parte, controlando o diabetes, por exemplo”, explica ele, destacando que a orientação sobre esse tema será um dos focos do mutirão de sábado. Outro aspecto a ser abordado, segundo o médico, é a necessidade de o paciente diminuir o peso antes da cirurgia, o que também é um dos fatores que contribui para o sucesso do procedimento.

O atendimento aos pacientes, durante o mutirão, será feito por uma equipe multidisciplinar do HEVV e da Sociedade Capixaba de Endocrinologia. Além de médicos endocrinologistas, a equipe inclui enfermeiro, nutricionista e psicólogo. O mutirão será no HEVV, das 8 às 12 horas, e serão atendidos cerca de 50 pacientes previamente inscritos, que já fazem parte do Programa de Cirurgia Bariátrica do hospital.

Referência em cirurgia bariátrica no Espírito Santo, o HEVV realiza em média 20 cirurgias do tipo por mês, pelo SUS. Atualmente, cerca de 1.300 pessoas inscritas no Programa de Cirurgia Bariátrica do hospital aguardam pelo procedimento.

Postar um comentário

0 Comentários