Jogos estaduais acontecem em São Paulo, na cidade de São José do Rio Preto, entre os dias 14 e 16 de dezembro
Da esquerda pra direita em pé: Os atletas Magela, Joacy, Laerte, Bento, Bernardino, Messias e o Professor Sidney de Carvalho.
Agachados: Waldemir, Gabriel, Zé Luiz e a treinadora Nancy Ibañez. Foto: Divulgação.
Eles têm 50, 60 e até 70 anos, mas, com uma vitalidade de dar inveja em muito marmanjo por aí. Esses são os vovôs e vovós do Vôlei Adaptado que, trouxe uma maneira saudável e divertida de tirar esses jovens senhores e senhoras dos sofás e tricôs. E quem pensa que eles não são competitivos, se engana! Já que na última semana aconteceram as seletivas municipais, onde eles puderem concorrer a uma vaga nas competições estaduais.

Os jogos que aconteceram na Secretaria de Estado de Esportes (SESPORT), reuniram mais de 120 atletas, além de expectadores que foram conferir de perto o que esses vovôs podem fazer na quadra. Foram quatro times das cidades de Guarapari, Venda Nova do Imigrante, Vitória e Serra. 

Mas, de acordo com o Presidente da Confederação Brasileira de Vôlei Adaptado (CBVA), Lucas Rodrigo Dimarco, os benefícios vão além da quadra. “A importância desses jogos é vital, pois é uma atividade física é uma libertação de depressão. Várias dessas equipes que participaram dos jogos no Espírito Santo vão competir em São Paulo e vão vier uma expectativa de competição nacional. Os benefícios são inúmeros”, afirma.

E por falar em qualidade de vida o time serrano que foi comando pela treinadora Nancy Ibañez não chegou lá, mas, levou pra casa experiência e também, aquele gostinho da competição e da inclusão da terceira idade nos esportes como uma maneira saudável e divertida de sair da monotonia. “Viemos pra nos divertir e mostrar que nosso time é forte! Não foi dessa vez, mas, é uma alegria grande ver esses jovens senhores saírem de suas casas alegres e animados para esse tipo de competição. Pois, muitos deles têm um histórico de depressão e abandono de familiares e aquele sentimento de inutilidade que aqui no Vôlei Adaptado acabam por sumir, devido a interação e também o companheirismo de todos os que participam do Projeto Amigos do Vôlei’, declara. 

Os jogos estaduais de Vôlei Adaptado acontecem em São João do Rio Preto, em São Paulos, entre os dias 14 e 16 de dezembro.