Vereador quer proibir “altinha” em praias de Vitória; praticantes repudiam o projeto em redes sociais

COMPARTILHE:

O projeto do vereador Max da Mata visa vetar a prática da modalidade em praias da capital com menos de duzentos metros de extensão
Foto: Reprodução
Um Projeto de Lei do vereador Max da Mata (PSDB) protocolado na última segunda-feira (23), na Câmara de Vitória, quer proibir a prática da “altinha” em praias com menos de duzentos metros de extensão na capital. Ao tomarem conhecimento sobre a proposta, os praticantes se manifestaram e subiram a hashtag #MinhaBolaNãoÉIlegal nas redes sociais para divulgar a ação.
Em uma atitude de união dos praticantes da modalidade, chegaram também a ir em uma rede social do vereador para protestar. Alguns mandaram mensagem para Max, que respondeu. No Espírito Santo existem grupos que levam a sério o esporte e que chegam a levar a modalidade também para o âmbito social, como o incentivo à prática dentro de escolas públicas do Estado.
O Projeto de Lei já existe, mas era restrito apenas para a prática do frescobol nas praias. Agora, Max incluiu a “altinha” e também o uso de som. De acordo com o parlamentar,  a prática de “altinha” (Fazer embaixadinha sozinho ou numa roda com outras pessoas passando a bola sem deixar ela cair no chão) e o uso de caixas de som nas praias da cidade causam um grande incomodo.
“Isso se dá ao fato de que algumas praias com pequenas extensões a prática da
altinha acaba incomodando quem está tomando sol pois a bola sempre acaba
caindo nas pessoas que não estão jogando e estão apenas tentando aproveitar a
praia para seu lazer”, justifica Max.
Em uma conversa entre um praticamente e Max, o vereador diz que o projeto é para praias específicas e somente em algumas épocas do ano. Além disso, fala sobre o episódio de uma briga que aconteceu na praia da Ilha do Boi em setembro, e que as famílias “não querem ter que passar o dessabor de levar os filhos na praia e ter que lhe dar com briga e confusão”.
Veja trechos da conversa:
“Acredito que o vereador está completamente equivocado em apresentar um projeto como esse, justamente nessa época do ano em que muitas pessoas estão de férias e praticam o esporte, acredito que ele está querendo fazer politicagem. Ele quer restringir a prática de um esporte em um local público que é a praia”, disse o leitor que não quis se identificar.

O outro lado

O esporte vem crescendo tanto que já existem grupos que se reúnem durante todo o ano para a prática do esporte. Em Vila Velha, por exemplo, o grupo Canaltaclasse foi quem divulgou a hashtag, que foi criada no Rio de Janeiro após a modalidade ser proibida em uma praia de Niterói. O grupo conta hoje com mais de quatro mil seguidores no instagram, e são pioneiros da modalidade em todo o Estado.
Para um dos sócios do grupo, o estudante João Lucas Campanharo, 22, o esporte no ponto de vista social transforma a vidas das pessoas e permite uma qualidade essencial. A que além disso, como forma de compor o diálogo, que de acordo com ele não foi possibilitado em nenhum momento, se expressam contrários à proposta do vereador, que “é discriminatória e feita sem participação alguma da sociedade”.
João pratica a altinha há cinco anos e é contra o projeto do vereador Max da Mata. Foto: Gabriel Henriques
“As praias de nosso país são lindas e restringir ou proibir qualquer prática esportiva sem antes ofertar publicidade educacional positiva mostra apenas preguiça política, e não o engajamento com políticas prol saúde e bem estar coletivo”, disse João.
João também explica que o grupo nunca teve nenhum problema, briga ou discussão nas praias que frequentam, e que são organizados mensalmente campeonatos internos para gerar união, integração, para servir de forma educativa para muitos aqueles que começam na modalidade.
“Alem disso, temos o projeto de levar a altinha para as escolas publicas da rede estadual que sempre gerou retornos positivos para as famílias, alunos e principalmente para as escolas”, explicou.

Aprovado

Ainda nesta quinta-feira (26), na última sessão ordinária do ano na Câmara de Vitória, o projeto foi colocado em regime de urgência e Max pediu a derrubada da sessão para que fosse convocada uma extraordinária para votação do projeto. Dessa forma, com unanimidade, a proposta foi aprovada.

Fonte: Movimento Online

COMENTÁRIOS

Nome

AGENDA,267,AGRICULTURA,11,ARACRUZ,212,ARTES,45,ARTIGO,8,Astral,1,Beleza,30,BRASIL,195,cabelos,1,CAPACITAÇÃO,1,CARIACIA,2,CARIACICA,1,CARNAVAL,17,CARNAVAL 2019,6,CARNAVAL DE VITÓRIA 2018,16,CARNAVAL DE VITÓRIA 2019,1,CARNAVAL DE VITÓRIA 2020,1,CARROS,5,CASTELO,2,CELEBRIDADES,9,CHUVA,4,CIDADES,514,Cinema,1,CLIMA,4,Coluna Aracruz em Foco,19,COLUNISTAS,6,COMPORTAMENTO,29,CONCEIÇÃO DA BARRA,1,COOPERATIVISMO,1,CORONAVÍRUS,34,CULINÁRIA,3,CULTURA,177,CURIOSIDADES,1,CURSOS E CONCURSOS,33,DECORAÇÃO,5,DESTAQUE,3085,DICAS DE BELEZA,17,DIREITO,1,DIVERSIDADE,6,ECONOMIA,220,EDUCAÇÃO,90,Eleições,5,Eleições 2018,1,EMPREENDEDORISMO,48,Empreendimento,6,EMPREGO,4,ENTRETENIMENTO,320,ENTREVISTA,4,ES,89,ESPORTE,163,ESTÉTICA,2,ESTILO,6,ESTILO DE VIDA,22,EVENTO,82,FÉRIAS,1,FESTAS,45,FINANÇAS,3,FISCALIZAÇÃO,1,FUNDÂO,3,GASTRONOMIA,42,GERAL,2184,Girando com Márcia Almeida,127,Giro Econômico com Ivoneide Souto,3,Giro Esportivo com Maike Trancoso,35,Giro Gourmet,23,GIRO SOCIAL COM RODRIGO DA COSTHA,38,Greve dos caminhoneiros,14,GUARAPARI,7,IBATIBA,5,IMÓVEIS,8,INOVAÇÂO,2,Inovação,4,Intercâmbio,1,INTERNACIONAL,75,Itaúnas,1,Iúna,1,JOÃO NEIVA,14,JUSTIÇA,99,LAR & CIA,1,LITERATURA,5,LITORAL,1,LOTERIAS,3,LUTO,3,Manifestação,1,MATÉRIA ESPECIAL,9,MATERNIDADE,1,MATHEUS THIAGO,17,MEIO AMBIENTE,23,MERCADO,2,MODA,55,MUNDO,27,MÚSICA,18,NA REAL,17,negocios,1,NEGÓCIOS,62,NOIVAS,3,NOTÍCIA,4,NOTÍCIAS,865,OPINIÃO,8,OPORTUNIDADES,70,PÁSCOA,1,pet,3,PETS,4,PLANTÂO,29,PLANTÃO,4,POLÊMICA,9,POLÍCIA,890,politica,3,POLÍTICA,212,POP,2,PRESENTES,1,PREVENÇÃO,6,Previsão do Tempo,65,PRFES,1,PROGRAMAÇÃO,3,promoção,1,Qual a Boa?,29,RELIGIÃO,10,RETROSPECTIVA,1,Réveillon,1,RIO DE JANEIRO,4,RJ,1,SANTA LEOPOLDINA,69,SAÚDE,398,SERRA,67,SOCIAL,159,SOLIDARIEDADE,28,SUSTENTABILIDADE,13,TEATRO,1,TECNOLOGIA,36,TEMPO E TEMPERATURA,25,TENDÊNCIA,4,TRÂNSITO,4,TURISMO,72,VARIEDADES,27,VENDA NOVA,2,VIANA,1,VÍDEOS,25,VILA VELHA,15,VITÓRIA,23,
ltr
item
GIRO ES : Vereador quer proibir “altinha” em praias de Vitória; praticantes repudiam o projeto em redes sociais
Vereador quer proibir “altinha” em praias de Vitória; praticantes repudiam o projeto em redes sociais
https://i0.wp.com/movimentoonline.com.br/home/wp-content/uploads/2019/12/1_9VB9iK7uUnj6jxL3aKqHqw.jpeg?resize=620%2C470&ssl=1
GIRO ES
https://www.giroes.com.br/2019/12/vereador-quer-proibir-altinha-em-praias.html
https://www.giroes.com.br/
https://www.giroes.com.br/
https://www.giroes.com.br/2019/12/vereador-quer-proibir-altinha-em-praias.html
true
2607315297385448184
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar