Featured Posts

'Terceiro Céu" abre calendário de exposições de 2020 da Matias Brotas

A exibição acontecerá entre os dias 12 de março e 27 de abril, com entrada franca

A Matias Brotas Arte Contemporânea abre o calendário de 2020 apresentando os trabalhos de dois novos artistas que acabam de ingressar ao grupo de artistas representados pela galeria, Marcelo Macedo e Thainan Castro, além da poetisa convidada Catarina Lins - finalista do Prêmio Jabuti em 2018, a mais tradicional premiação literária do País -. A mostra, intitulada ‘Terceiro Céu’, busca amplificar os sentidos, os sentimentos e as memórias através das obras inéditas inspiradas em particularidades e vivências próprias, explorando a carga memorial afetiva e novas criações.

Garimpo, coleções e construções. É através dessa tríade que o artista Marcelo transita entre o criar e recriar, ressignificando objetos e/ou parte deles que foram descartados. Dessas combinações e possibilidades é gerado um grande quebra-cabeça. São nos encontros entre essas peças que os objetos passam a ter uma nova vida em um novo corpo, transformando-se em obras de arte.

Já o artista carioca Thainan apresentará trabalhos que se desdobram em lembranças de memórias afetivas da infância com a família e dele mesmo. O papel de poesia que o artista usa como base para os desenhos eram do acervo da sua avó que dava aulas de declamação, conta ele, e possui pontos de luz feitos de ouro. “Essa série sobre memória, encontrada e perdida, traz imagens se diluindo em meio a palavras apagadas, histórias que ouvimos, que lembramos um instante mas se esvaem no tempo, no esquecimento e na correria do nosso dia a dia, mas ao mesmo tempo estão lá, eternizadas naquele pequeno momento, no papel”, conta Thainan.

Sobre os artistas

Marcelo participou de exposições como De Fora pra dentro, Centro Cultural dos Correios Rio de Janeiro (2019) - curadoria Carlos Bertão; Travessia, Espaço Cultural Sergio Porto, Rio de Janeiro (2016) - curadoria Julieta Roitman; Refração, Centro Cultural João Nogueira, Rio de Janeiro (2017) - curadoria Marcelo Duarte; Deslocado, P31 Hospital Psiquiatrico Julio de Matos, Lisboa, Portugal (2015) - curadoria Sandro Resende. Participou de residências como FBAIr (Facebook Artist in Residence), Facebook Headquarter, São Paulo Brasil (2017) - curadoria Jayelle Hudson, 3Fish Printmaking Studios, San Francisco EUA (2014) - curadoria Amy Rupple.

Thainan é um artista plástico nascido no Rio e Janeiro. Formou Desenho Industrial Projeto de Produto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Design Comunicacão Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Participou recentemente da Feira Arte Formatto, em São Paulo (2019); Exposição solo “Daquele Verão” na Galeria Escafandro, no Rio de Janeiro (2019) e da CasaCor Vitória e Miami (2019).

Visite a exposição ‘Terceiro Céu’:

Data: até 27 de abril de 2020

Local: Galeria Matias Brotas, localizada na Av. Carlos Gomes de Sá, 130, Mata da Praia

Horários de visitação:  de segunda a sexta-feira, das 10 às 19h, e aos sábados com agendamento

Contato: (27) 3327-6966 | (27) 99933-8172

Postar um comentário

0 Comentários