Featured Posts

‘Carga com 50 mil testes para o ES foi enviada para outro país’, diz Casagrande

Foto: Reprodução Facebook
A carga de 50 mil testes do Novo Coronavírus que foi adquirida pelo Governo do Espírito Santo foi desviada enquanto seguia da China para o Estado. Segundo o governador Renato Casagrande, a previsão era de que os testes chegassem ao Espírito Santo no domingo (12).
Por causa do imprevisto, o governo estadual precisou fazer um novo pedido ao fornecedor, que, segundo Casagrande, garantiu que reencaminharia o material dentro de sete dias. "Ele disse que mandaria. Disse que foi uma força maior, nós não conseguimos entender o que aconteceu", afirmou Casagrande.
Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que recebeu o comunicado da indústria da China que não seria possível o envio da remessa ao Estado, pois uma empresa teria comprado toda a produção do período de três semanas, totalizando 1 milhão de testes. A nova previsão de envio dos testes ao Espírito Santo, segundo a Sesa, é para o final deste mês.
A expectativa do governo estadual é de que o Espírito Santo tenha, nos próximos meses, cerca de 100 mil testes disponíveis para a população capixaba. Segundo Casagrande, uma empresa local entregará ao Estado 15 mil testes, que devem chegar esta semana. Além disso, o governador garantiu que o Estado está tentando comprar mais 30 mil testes de uma empresa do Paraná.
Governo federal
No último sábado, o Ministério da Saúde divulgou que encaminhará 451.432 testes do tipo RT-PCR, considerado o mais eficaz na identificação da covid-19, para os estados. O Espírito Santo, segundo o ministério, receberá 18.240 unidades. A previsão é que esses testes cheguem a partir da próxima quarta-feira (15).
O estado que receberá o maior número de testes do governo federal, nessa remessa, será o Rio de Janeiro: 118.264. O Espírito Santo será o quarto estado a mais receber o material, ficando atrás também de São Paulo (69.208) e Minas Gerais (39.696).

Postar um comentário

0 Comentários