Featured Posts

O que fazer para otimizar o uso da internet durante o isolamento?

Pequenas atitudes podem melhorar o desempenho da internet e ajudar quem está trabalhando ou estudando em casa


O home office e as aulas on-line se tornaram parte da vida de muitas pessoas nas últimas semanas devido às orientações dos órgãos de saúde para ficar em casa e evitar a transmissão comunitária do coronavírus. O bom funcionamento da internet, portanto, se tornou fundamental para manter as demandas do trabalho e o aprendizado em dia.

Como a quantidade de acessos aumentou significativamente nos últimos dias, o sinal da internet corre o risco de ficar prejudicado em determinados períodos do dia, principalmente no horário comercial. Os usuários podem ter dificuldade para receber mensagens, abrir páginas de notícias, conferir as redes sociais e assistir a vídeos, filmes e séries.

De acordo com Renato Souza, especialista em Tecnologia da Loga Internet, operadora capixaba de internet por fibra óptica, um dos motivos para esses problemas é o fato de muitos dispositivos estarem conectados à tecnologia wi-fi ao mesmo tempo.


“O wi-fi utiliza faixas de frequências abertas, que muitas vezes ficam sobrecarregadas. Além disso, essa frequência é universal, ou seja, é a mesma para todos os usuários de um mesmo prédio, condomínio e rua, independentemente da operadora que o usuário utiliza. Por isso, é comum ocorrer falhas no sinal em períodos com maior consumo de internet”, explica.


Confira dicas para otimizar o uso da internet na sua casa:

 - Utilize o Wi-Fi apenas em dispositivos móveis, como celular, notebook e tablet. 

- Conecte smart TVs, IPTVs e console de jogos aos cabos de rede. 

- Instale o roteador em uma posição centralizada da residência, fora de armários. 

- Deixe aparelhos que emitem ondas eletromagnéticas, como telefone sem fio, micro-ondas e console de games e até mesmo computadores, longe do roteador.

Postar um comentário

0 Comentários