Featured Posts

SEMSA reestrutura sistema de saúde para enfrentar o novo coronavírus

Diante da grave crise econômica e social gerada pelo novo coronavírus, e obedecendo aos protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa-ES), a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), está promovendo a adaptação e reorganização de toda a rede assistencial de saúde para o enfrentamento da pandemia.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Clenir Avanza, todas as unidades de saúde passaram a contar com uma sala reservada para coletar os exames de Covid-19, enviar ao Laboratório Central (Lacen/ES) e orientar pacientes sintomáticos; as receitas médicas passaram a valer por dois meses e os medicamentos estão sendo entregues, na maioria dos casos, na casa do paciente; e a Central de Ambulâncias está sendo reestruturada para transportar com rapidez e segurança os pacientes mais graves do município.

Além disso, as unidades de saúde de Jacupemba, Vila Rica e Barra do Riacho foram adequadas e estão sendo equipadas com leitos de retaguarda para pacientes que necessitam de acompanhamento, e com a instalação de rede de oxigênio e ar comprimido e ventiladores mecânicos.

Visando a segurança de todos, os profissionais de linha de frente recebem EPIs e contam com alojamento específico e separado de suas residências. Já as equipes médicas e de enfermagem passam por treinamento de como se portar frente à síndrome respiratória grave. No entanto, os profissionais do grupo de risco (cardiopatas, diabéticos, obesos, etc.) já estão afastados das atividades presenciais.  

O Centro de Hemodiálise e a Casa Rosa continuam funcionando normalmente, assim como os serviços de vacinação e o combate à dengue e demais arboviroses. Todos respeitando as cautelas sanitárias vigentes.

Hoje, após a reestruturação, a Secretaria Municipal de Saúde conta com 270 profissionais, sendo 73 médicos, 39 enfermeiros, 16 auxiliares de enfermagem, 137 técnicos de enfermagem, 2 médicos infectologistas e 3 médicos auditores/reguladores. Somente 20 médicos foram dispensados do plantão já que a rede foi rearticulada em outra direção. 

"A redução não causará nenhuma dificuldade. Como suspendemos os atendimentos eletivos, incluindo cirurgias e exames, não precisaremos, neste momento, contratar uma grande quantidade de médicos clínicos. A demanda das UPAs foi reduzida em 70% e, portanto, não precisamos do mesmo volume de plantões. Para reduzir custos, apenas reduzimos o número de plantões de clínicos contratados", explica Clenir.



As medidas da Secretaria de Saúde estão em consonância com o plano de ações para contenção de despesas na administração pública municipal. O novo Decreto n.º 37.844, publicado no dia 07 de abril, prevê o contingenciamento de 25% no orçamento do município, além do corte de gastos não essenciais. Segundo o prefeito Jones Cavaglieri, o objetivo é manter o equilíbrio fiscal e financeiro das contas públicas diante da prevenção e do combate à pandemia da Covid-19, a fim de minimizar os impactos pós-crise.



Outras ações 

A situação de emergência em saúde pública orientou a administração a baixar decretos e portarias, seguindo as recomendações dos decretos estaduais e observando as especificidades locais, com o objetivo de orientar e disciplinar as atividades econômicas e bloquear a circulação das pessoas para atender à necessidade de isolamento e distanciamento social.

Para averiguar o cumprimento das determinações, fiscais da Postura e da Vigilância Sanitária percorrem diferentes pontos do município com uma abordagem educativa e, nos casos necessários, com a aplicação de medidas punitivas fundamentadas na legislação. A equipe atende cerca de 30 denúncias por dia. Na última semana, a Secretaria de Saúde também reforçou a fiscalização com a criação da Blitz Sanitária em empresas industriais e comerciais. Uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de enfermagem, farmácia, engenharia e da vigilância sanitária visitam as condições do entorno e as dependências internas destes empreendimentos para verificar se as medidas de afastamento e de higienização estão sendo obedecidas de modo preciso e correto.

A Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos vem realizando a operação de higienização e desinfecção dos logradouros públicos com a aplicação do hipoclorito de sódio doado por empresas para fortalecer as ações de limpeza do entorno de clínicas, hospitais, pontos de ônibus, bancos, rodoviária, mercados e locais de maior movimentação de pessoas.

Os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho montaram um serviço de plantão através de agendamento para atendimento das demandas sociais das famílias em situação de vulnerabilidade. A equipe de abordagem vem orientando os moradores de rua em suas necessidades mais urgentes com a oferta de um abrigo temporário, alimentação e produtos de higiene, para que não fiquem nas ruas e possam enfrentar este período de isolamento social em condições seguras e dignas.



Boletins de casos

De acordo com o Boletim do Laboratório Central do Governo do Estado do ES publicado neste sábado (11/04), o município de Aracruz tem cinco casos confirmados de Covid-19, 16 casos suspeitos, 40 descartados, de um total de 61 notificações acumuladas desde o início da pandemia. No Espírito Santo, até este sábado, foram confirmados 383 casos do novo coronavírus. Deste total, 41 pacientes já estão curados, 268 estão em isolamento residencial, e 65 estão internados, sendo 43 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Nove óbitos foram confirmados e oito seguem em investigação.

Até 11 de abril, conforme dados internacionais, foram confirmados 1.741.807 casos de Covid-19 com 106.694 óbitos em todo mundo, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O levantamento mostra que os Estados Unidos têm o maior número de casos (508.575), e o Brasil é o 14º em número de casos confirmados e o 12º em número de óbitos.

Postar um comentário

0 Comentários