As regras gerais de cidades do Risco Extremo foram apresentadas pelo coronel Cerqueira, do Corpo de Bombeiros, durante a coletiva de imprensa, comandada pelo governador, realizada no final da tarde de hoje (10). Entre 21 horas e 5 horas, será proibida a circulação de pessoas nas ruas.
Atualmente, 36 municípios capixabas estão classificados como Risco Alto. Desses municípios, segundo o governador, a maioria passaria para Risco Extremo, o que irá acontecer, principalmente, se a ocupação dos leitos de UTI atingir 91% no Estado. Até a noite de hoje, segundo o Painel Covid-19, do governo estadual, a ocupação dos leitos de UTI no Estado estava em 84,59%. Na região Metropolitana, a ocupação dos leitos estava em 87,78% de ocupação.
O coronel Cerqueira explicou como seria o rodízio de circulação das pessoas nas cidades que atingirem o Risco Extremo. “O objetivo é que haja um rodízio para as pessoas saíram de casa. Quem tiver o CPF com o último número par, poderá sair de casa, se for para atividades necessárias, apenas nos dias pares. Quem tiver o CPF que termina em núemro ímpar, poderá sair apenas nos dias ímpares”, explicou o coronel Cerqueira.
Os supermercados também terão que incluir o CPF do consumidor na nota fiscal, para que não haja venda para pessoas nos dias em que ela não poderia estar na rua. Além disso, será proibido o trânsito das pessoas entre os municípios, que será liberado apenas para quem exercer uma atividade essencial.
O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Rogério Duboc, informou que está sendo desenvolvido, pela Prodest, um sistema em que o profissional que trabalhar em atividades essenciais, nas cidades de Risco Extremo, para que haja uma identificação destes profissionais. O documento poderá ser impresso ou no meio digital.
COMENTÁRIOS