A maioria das escolas terá férias nas últimas semanas de julho. Por causa do isolamento social, coordenador pedagógico dá dicas de como aproveitar o momento com atividades divertidas e educativas.
Após cerca de 120 dias de estudos remotos por conta da pandemia, a maior parte das escolas da rede privada do Estado concederá a seus alunos e equipes pedagógicas duas semanas de recesso escolar. O que em outros momentos seria aproveitado com viagens, passeios na casa dos avós e idas ao parque, neste ano, por ainda existir a orientação de isolamento social, será desfrutado com mais restrições. Contudo, com criatividade, é possível encontrar opções divertidas de entretenimento.
É o que garante Alexandre Zanotelli, um dos coordenadores pedagógicos do Centro Educacional Leonardo Da Vinci. De acordo com ele, apesar de ser um momento de descanso de extrema importância, também é um tempo de se manter ativo e desenvolvendo habilidades.
“Os alunos passaram por grandes desafios neste primeiro semestre. Precisaram se adaptar rapidamente a uma realidade inesperada e se viram restritos em muitas coisas que gostavam de fazer. Por isso, mais do que nunca, o recesso deve priorizar a reposição de energias e o relaxamento mental. Diante dessa perspectiva, acreditamos que as atividades não devem ser obrigatórias ou exigirem demais das crianças, mas propiciarem momentos prazerosos”, orienta Alexandre.
O coordenador orienta que sejam observadas as idades e aptidões das crianças para a escolha das brincadeiras. “Crianças em torno de 7 anos, adaptam-se bem a jogos como Damas, Senha, Resta 1, Uno, Supertrunfo e Cara-a-cara. Já os de 8 anos, podem ser desafiados com Xadrez e A Hora do Rush, enquanto os de 9 já dão conta do Ludo, e os de 10, da Trilha”, opina.
Outra opção para os pequenos que se divertem com a leitura são livros clássicos como “Cinderela”, “Patinho feio” e “Gato de botas” para a turminha de 7 anos; “A Semente da verdade” e “O casamento da ararinha azul”, para os de 8 anos; “Lendas do Brasil” e “Era mais uma vez outra vez”, para os de 9 anos; e “Minhas memórias de Lobato” e “Malala, a menina que queria ir para a escola”, para os de 10 anos.
O coordenador ainda indica alguns sites educativos que proporcionam grandes viagens dentro de casa. Alguns deles são:
7 e 8 anos
https://naturalhistory.si.edu/visit/virtual-tour
9 anos
https://www.nasa.gov/langley
https://www.metmuseum.org/art/online-features/met-360-project
https://www.louvre.fr/en
10 anos:
https://www.mfa.org/exhibition/monet-and-boston-lasting-impression
http://www.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp-acervo-permanente/
https://www.uffizi.it/gli-uffizi/pittura
COMENTÁRIOS