O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de São Mateus, notificou a prefeitura do município para restringir a permanência nas praias da cidade entre os dias 7 e 9 de setembro, entre outras recomendações, em razão do risco alto de contaminação pela Covid-19 na cidade, conforme classificação do Mapa da Gestão de Risco mais recente divulgado pelo Governo do Estado. A prefeitura atendeu a notificação e publicou o Decreto Municipal nº 11.769/2020 com as diretrizes indicadas pelo MPES.
Expedida pela 2ª promotora de Justiça Cível de São Mateus, a recomendação orienta que, enquanto perdurar o risco alto na cidade, o consumo em restaurantes e lanchonetes ocorra por delivery e retirada nos estabelecimentos, aos finais de semana e feriados. As medidas buscam reduzir a circulação de pessoas no município, que costuma receber turistas durante os feriados, principalmente no Balneário de Guriri, que está entre as localidades com maior número de casos na região. Também serão organizadas barreiras sanitárias nos principais pontos do município.
As barreiras devem promover a orientação e medição de temperaturas de pessoas a pé ou em veículos, entre outras medidas preventivas. Essa fiscalização deverá ser realizada nas vias que dão acesso ao município e a Guriri, bem como na orla do bairro. O MPES recomenda ainda que sejam realizadas ações envolvendo a fiscalização e a conscientização em templos de igrejas, em razão de denúncias recebidas pelo órgão a respeito do descumprimento das normas de proteção nas celebrações religiosas.
COMENTÁRIOS