Polícia deflagra Operação Sarcina contra comércio ilegal de peças de veículos e prende quatro suspeitos

Polícia deflagra Operação Sarcina contra comércio ilegal de peças de veículos e prende quatro suspeitos

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Divisão Especializada de Furto e Roubo de Veículos (DFRV), deflagrou a “Operação Sarcina”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em comercializar peças de veículos automotores com restrição de furto e roubo, inclusive com sinais característicos adulterados.

Ao todo, foram cumpridos, na última quarta-feira (10), oito mandados de busca e apreensão, sendo quatro em residências e quatro em ferros-velhos, cujos proprietários estariam envolvidos na comercialização de diversas peças de veículos automotores. Durante a ação, foram detidos três suspeitos em flagrante. As prisões ocorreram nos municípios de Cariacica e Vila Velha.

Nessa terça-feira (16), a equipe policial também prendeu um homem identificado como um dos suspeitos dos crimes de roubos/furtos de veículos automotores. O conduzido foi encaminhado ao Centro de Detenção de Vitória (CTV) de Viana.

“O Estado do Espírito Santo, no ano passado, reduziu cerca de 12% o índice de furto e roubo de veículos, ao passo que o Brasil aumentou 20%. Então, nós estamos indo contra o fluxo atual do País”, ressaltou o delegado-geral da Polícia Civil do Espírito Santo, José Darcy Arruda.

As investigações foram iniciadas no mês de março de 2023, após uma fiscalização administrativa de rotina averiguar que quatro ferros-velhos estariam vendendo peças de veículos roubadas. “Os estabelecimentos vendiam kits de peças de carro e, no pacote, eram misturadas peças roubadas e legalizadas. Os próprios proprietários dos ferros-velhos que encomendavam os carros roubados para poder retirar as peças”, informou o titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos, delegado Luiz Gustavo Ximenes.

Em um dos ferros-velhos, foram encontrados itens de segurança proibidos de serem comercializados, como, por exemplo, o airbag, conforme Resolução do Contran de n° 611/2016. Foram recolhidos diversos aparelhos eletrônicos, como aparelhos celulares e notebooks. “Também foi encontrado nos comércios um aparelho chamado ‘jammer’, que tem como função bloquear sinal de GPS de aparelho telefônico e rastreadores”, relatou o delegado Luiz Gustavo Ximenes.

Os detidos serão autuados pelos crimes de adulteração veicular na forma de comercialização clandestina e receptação qualificada, além do uso ilegal do aparelho bloqueador.

Operação Sarcina: O nome da operação deriva do termo em latim que significa “amontoado” ou “agrupado”, em alusão à ação de combate ao crime organizado e à associação criminosa.

Texto: Beatriz Paoliello, Estagiária – Seção de Imprensa e Comunicação Interna (Sicoi).

Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3137-9024

Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *