Delegacia de Muniz Freire realiza ação contra violência doméstica em alusão ao ‘Agosto Lilás’
Policiais Civis de Muniz Freire realizaram uma ação de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher em referência à campanha “Agosto Lilás”. A ação ocorreu na última terça-feira (20), no centro da cidade, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de combater a violência contra a mulher e de orientar sobre como denunciar esses crimes.
A iniciativa da ação surgiu devido aos altos índices de violência doméstica na localidade, além de diversas denúncias de importunação sexual em via pública. Durante todo o dia, policiais civis percorreram os comércios do centro do município e distribuíram panfletos informativos.
O delegado Hélio Flávio Martins, titular da Delegacia de Polícia (DP) de Muniz Freire, destacou a importância da ação durante a campanha do Agosto Lilás: “É essencial realizarmos ações como essa, especialmente durante a campanha do Agosto Lilás. Crimes de violência doméstica e aqueles praticados contra mulheres, em geral, acontecem na clandestinidade e em situações de vulnerabilidade, sem testemunhas e contra pessoas que muitas vezes não conseguem se defender.”
Segundo o delegado, o objetivo foi oferecer apoio às mulheres que compõem a maior parte do comércio no centro de Muniz Freire, incentivando-as a denunciar, mesmo que anonimamente, crimes como a importunação sexual. “A campanha educativa visa informar sobre os canais oficiais de comunicação e reforçar que estamos prontos para agir em qualquer situação suspeita ou constrangedora. Se comprovado o crime, ele será punido com rigor.”
Agosto Lilás
O “Agosto Lilás” é uma campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher, promovida anualmente em diversas localidades do Brasil. Lançada inicialmente em 2016, a campanha é realizada durante todo o mês de agosto, em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, que é um marco legal na proteção das mulheres contra a violência doméstica e familiar. A campanha visa também encorajar as vítimas a romperem o silêncio e buscar ajuda, mostrando que a violência contra a mulher é um problema social que deve ser enfrentado com seriedade e compromisso por toda a comunidade.
Assessoria de Comunicação Polícia Civil
Comunicação Interna – (27) 3198-5832 / 3198-5834
Informações à Imprensa:
Olga Samara / Matheus Foletto
(27) 3636-1536 / (27) 99846-1111 / (27) 3636-1574 / (27) 99297-8693
[email protected]