Imagem Centralizada

Projetos da Prefeitura são finalistas em três categorias do Prêmio Biguá de Sustentabilidade

Projetos da Prefeitura são finalistas em três categorias do Prêmio Biguá de Sustentabilidade

Três projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Linhares são finalistas do Prêmio Biguá de Sustentabilidade, da TV Gazeta, que visa reconhecer boas ideias e incentivar ações de cuidado com o meio ambiente.

O Projeto “Bioflorescer: Integração de Gerações e Sustentabilidade em Ação”, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, é finalista na categoria Poder Público. Já o projeto Empreendedorismo e Sustentabilidade – Transformando Protagonistas, da Secretaria de Educação, é finalista na categoria Escola e o projeto Escola Verde – Conselho, na categoria Sociedade Civil.

Crianças atendidas pela Associação Feminina do Sindimol (Afemol) e os idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Bairro Santa Cruz, aprenderam sobre os cuidados e preservação do meio ambiente por meio do projeto “Bioflorescer: Integração de Gerações e Sustentabilidade em Ação”.

A ação, desenvolvida pela diretora de recursos naturais da secretaria de Meio Ambiente, Juliana Guasti, envolveu atividades teóricas e práticas, incluindo uma visita a Floresta Nacional de Goytacazes, coleta e semeadura de sementes, confecção de exsicatas,  criação de um herbário e o plantio de 150 mudas nativas em uma área pública às margens da lagoa, em frente ao Condomínio Alphaville.

Outro projeto finalista foi desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Joelma Rocha Vieira, de Bebedouro, sob a coordenação da diretora Gisele Soares de Araújo. Por meio do Projeto de Educação Ambiental “Escola Verde”, as crianças colocaram a mão na terra para o plantio de uma horta na escola.

O projeto é finalista na categoria Sociedade Civil  e teve a participação de pais, alunos, professores e das empresas parceiras Ducoco e Weg.  

O terceiro projeto finalista é o Empreendedorismo e sustentabilidade – Transformando Protagonistas, da Emef Antonio Fernandes de Almeida, criou o projeto. Finalista na categoria escola, o projeto desenvolvido pela professora Bruna Magno Bertoldi, tem o objetivo de conscientizar e promover nos alunos e comunidade a importância do consumo consciente e sustentabilidade.

O projeto envolve o reaproveitamento de água, consumo consciente e preservação das abelhas Uruçu Amarela.

Projeto de Educação Ambiental “Escola Verde”

O projeto teve início em março com um mutirão ecológico aberto aos pais e a comunidade, para construção dos canteiros da horta. Toda demarcação dos canteiros foi feita com garrafas pets, arrecadadas pelos professores, em parceria com os pais e as crianças. Mais de 600 garrafas pets, que podem demorar até 200 anos para se decompor no meio ambiente e seriam jogadas fora, foram reaproveitadas.

O grupo de Voluntariado da WEG, atuou com o fornecimento de orientação técnica quanto ao plantio e manejo das hortaliças, através de acompanhamento in loco, além do fornecimento de materiais para execução do projeto.

Projeto Bioflorecer

 O Projeto Bioflorescer, desenvolvido pela Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, teve o objetivo de conscientizar os participantes sobre a preservação do meio ambiente por meio do contato direto com a natureza.

O Bioflorecer aconteceu em cinco etapas e foi desenvolvido com as crianças atendidas pela Associação Feminina do Sindimol (Afemol) e os idosos assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Santa Cruz.

A última parte do projeto foi o plantio de 150 mudas nativas de espécies como ipê, aroeira, cedro e quaresmeira, em uma área pública  do município.

Empreendedorismo e sustentabilidade – Transformando Protagonistas

Preocupados com a falta de água, a escola resolveu usar a tecnologia a seu favor. Através de uma bomba submersa e uma placa solar conseguiram armazenar água que serve para lavar o pátio da escola, além de molhar o jardim e o cantinho agroecológico.

A parte do empreendedorismo a escola teve a parceria da cooperativa Sicredi por meio de palestras e oficinas e do Sebrae para realização de uma feira   sustentável que será realizada em dezembro.

A escola também criou uma loja corporativa. Funcionários e pessoas da comunidade vendem produtos como bolsa de caixa de leite, camisetas e ecobag com logomarca do projeto, sabão líquido e pasta feito de óleo usado, sabonete feito de mel, azeite de oliva e aveia, e ganham porcentagens

Outra parte do projeto foi o aprendizado, através de palestras, sobre as abelhas que estão morrendo pela ação humana.

O post Projetos da Prefeitura são finalistas em três categorias do Prêmio Biguá de Sustentabilidade apareceu primeiro em Prefeitura Municipal de Linhares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *