Preci: formaturas reunirão mais de 650 alunos da rede municipal de ensino


Entre os dias 27 e 28 de novembro, mais de 650 estudantes de 7 escolas da Prefeitura de Linhares vão participar da cerimônia de formatura do Programa de Resistência e Cidadania (Preci). Desde que foi lançado em 2018 mais de 10 mil estudantes da rede municipal de ensino já participaram das formaturas do programa.
O Preci visa prevenir as crianças e adolescentes quanto ao uso de drogas, combater a criminalidade e contribuir com a segurança no trânsito. É uma realização da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, e as formaturas acontecerão no auditório da UAB, em dois horários, às 8 horas e às 14 horas.
Após 12 semanas de encontros semanais, marcados por aulas teóricas e práticas, receberão o certificado os estudantes do 5º ano das Emefs Presidente Castelo Branco, no Centro; Prefeito Roberto Calmon, no Aviso; Roberto Moreira, no Araçá; Maria Aparecida Lavagnoli, no Interlagos; Cid Adalberto dos Reis, no Conjunto Juparanã; Maria da Penha Pazito Ventura, no Interlagos e Antonio Fernandes de Almeida, também no Interlagos.
Além das aulas teóricas e práticas ao longo de um trimestre, os estudantes receberam tarefas para fazerem em casa com o apoio das famílias, e uma redação final para expressarem suas experiências e relatarem o aprendizado adquirido junto ao Programa.
O secretário de Segurança Pública de Linhares, Coronel Jones da Silva Mattos, relatou que o Preci visa fortalecer e ampliar a política educacional e que, por meio do programa, os estudantes aprenderam sobre como resistir às drogas, preservar o patrimônio público e tomar decisões que ajudam contribuir com a segurança no trânsito.
“Mais de 10 mil alunos já foram formados desde que foi lançado em 2018. Esse programa é um instrumento importante para fortalecer o ambiente escolar e atuar na prevenção e resistência ao uso de drogas, lícitas e ilícitas, e no combate à violência entre crianças e jovens do município, à preservação do patrimônio público, além de serem multiplicadores das orientações de trânsito”, comentou, informando que o Preci é regido por agentes da Guarda Civil Municipal e de Trânsito.