Prefeitura e Ifes realizam aula inaugural do curso de extensão de Robótica Educacional para professores

Prefeitura e Ifes realizam aula inaugural do curso de extensão de Robótica Educacional para professores

Na última segunda-feira (25), aconteceu a aula inaugural do curso de extensão TechEduCap – Capacitação para o Futuro Digital: Iniciação à Robótica Educacional para Professores, oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em parceria com a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme). O curso tem como objetivo capacitar educadores para integrar a robótica no ambiente escolar.

O evento contou com pronunciamentos de diversas autoridades, entre elas, o diretor-geral do Ifes Campus Nova Venécia, Anderson Rozeno Bozzetti Batista, o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Ediu Carlos Lemos, e a secretária Municipal de Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim, que destacaram a importância da formação continuada dos professores e a contribuição da robótica para a inovação pedagógica nas escolas.

A cerimônia contou com a apresentação do coordenador do Curso, Sollyvan Rangel Mazziolli, que deu início oficial às atividades do curso, incluindo os presentes e informando o cronograma das aulas, dados e disciplinas a serem abordados ao longo do curso. Também foram apresentados os professores do Ifes e mediadores bolsistas que acompanham os cursistas.

Os professores do Ifes envolvidos no curso incluem o próprio coordenador e os professores Alexandre Luís Cardoso Bissoli, Luann Ferreira de Almeida e Vinicius Bassi Coswosck, todos do Ifes Nova Venécia. A equipe de colaboradores também conta com a participação de Eglieni Trevezani, da Seme, Wander Vieira da Silva, Christiany Pratissoli Fernandes de Jesus e Romildo Pratti da Silva, servidores do Ifes. Além disso, os bolsistas mediadores Daniel Teixeira Tartaglia e João Vitor Oliveira Franklin também estão envolvidos no acompanhamento dos participantes.

Inicialmente, o curso tinha previsão de formar uma turma com 40 participantes, mas, devido à alta procura, o número de vagas foi ampliado para duas turmas de 50 professores cada, somando um total de 100 cursistas. A formação atraiu professores de diversos municípios do Espírito Santo e de estados como Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul e Ceará, o que demonstra o alcance da iniciativa.

Com carga horária de 180 horas, o curso aborda diversas áreas da robótica e da computação, incluindo disciplinas como pensamento computacional, linguagens de programação (VisualG, Python, Linguagem C), programação em blocos (Scratch), robótica com Arduino e kits Lego, além do uso de simuladores como Roberta Lab e Tikecard. A formação também inclui fundamentos de eletrônica e o desenvolvimento de soft skills, com a aplicação de metodologias ativas e a execução de um projeto integrador, capacitando professores e profissionais da educação para integrar a robótica ao processo de ensino-aprendizagem, utilizando metodologias ativas e ferramentas tecnológicas. 

A proposta é promover a inclusão digital e estimular o desenvolvimento de competências nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM – sigla em inglês), além de fortalecer habilidades socioemocionais. Além disso, o curso visa promover a inclusão tecnológica nas escolas, desenvolvendo nos estudantes competências como criatividade, pensamento crítico e resolução de problemas.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece diretrizes para o desenvolvimento de competências essenciais no ensino básico, tem dado ênfase à inclusão da computação no currículo escolar. Segundo a secretária municipal de Educação, professora Wanessa Sechim, a criação do curso de robótica é resultado de um diagnóstico realizado pela Prefeitura de Nova Venécia, em parceria com o Ifes, com base na crescente demanda por inovação pedagógica e inclusão tecnológica.

“A BNCC prevê a integração da computação no currículo, e este curso visa preparar nossos professores para atender a essa necessidade. A computação não só moderniza as metodologias de ensino, mas também é essencial para o desenvolvimento das habilidades do século XXI”, explicou Wanessa.

Há uma previsão de que  Ministério da Educação (MEC) estabeleça critérios que vinculem a adaptação dos currículos à BNCC Computação ao recebimento do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR), componente do Fundeb. Essa mudança torna ainda mais relevante a formação de professores capacitados em tecnologia, especialmente no campo da robótica.

O prefeito André Fagundes destacou a importância da parceria com o Ifes e parabenizou os professores pela dedicação. “Nova Venécia está se tornando referência em inovação na educação. Esse curso de robótica para capacitação de professores é um passo fundamental para a inclusão da tecnologia nas nossas escolas, capacitando os educadores para enfrentar os desafios do ensino no século XXI”, afirmou o prefeito.

O curso TechEduCap não apenas capacita os professores para o uso da robótica como ferramenta pedagógica, mas também prepara os alunos para as exigências do futuro digital. Ao promover o ensino de tecnologias emergentes, o curso alinha-se com as necessidades contemporâneas da educação e contribui para a formação de estudantes mais preparados para um mundo cada vez mais tecnológico e interconectado.

Com a capacitação de seus educadores, Nova Venécia fortalece seu compromisso com o futuro e com a formação de cidadãos criativos, críticos e preparados para os desafios da sociedade digital.

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