Abandono: Centro de Zoonoses não tem nem remédio para cães e gatos

Abandono: Centro de Zoonoses não tem nem remédio para cães e gatos

A prefeitura de Colatina intensificou as vistorias no Centro de Bem Estar Animal e na Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do município. Foram identificadas Irregularidades que comprometem tanto o bem-estar dos animais atendidos, quanto dos profissionais que trabalham no local. Denúncias indicam falhas na gestão anterior, entre as quais, destacam-se a falta de comprometimento da equipe veterinária em relação ao trabalho, trazendo prejuízo ao atendimento dos animais e à saúde pública.


Também foram identificados a falta de monitoramento e segurança adequados, além de comportamentos impróprios dos profissionais. No local, foram encontradas embalagens de bebidas alcoólicas, mostrando a conduta inadequada dos funcionários, como a irresponsabilidade no trato com os animais. A prática não só fere os protocolos éticos, como também, coloca em risco a eficácia da segurança no local.


Segundo dados internos, em dezembro de 2024 foi registrado um total de 130 animais na UVZ. Em janeiro deste ano, o número de animais reduziu para 87. Não há registro oficial que justifique essa redução, como, adoções, transferências ou óbitos documentados. Além disso, há relatos de furto de ração, e animais soltos nas dependências do centro, situação que coloca em risco os animais, visitantes e funcionários. A ausência de um controle adequado é vista como um reflexo da falta de investimentos no bem-estar animal nos últimos quatro anos.


As irregularidades reveladas evidenciam a fragilidade no sistema de controle e fiscalização da unidade pela gestão anterior.. Foi constatado que um funcionário estava residindo no local, mostrando o uso indevido das instalações públicas.


Para garantir o bem-estar dos animais, o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos, está trabalhando para que a situação seja resolvida com urgência, garantindo que os profissionais exerçam suas funções e os animais recebam o cuidado que merecem.


“O que vimos foi um completo abandono no local. Sei que a população exige respostas da prefeitura e, principalmente, a implementação de medidas para sanar as irregularidades que herdamos da administração anterior. Nós já estamos tomando as providências necessárias para resolver a situação, e garantir a qualidade no atendimento aos animais”, ressalta o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos.

The post Abandono: Centro de Zoonoses não tem nem remédio para cães e gatos appeared first on Prefeitura Municipal de Colatina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *