Março Lilás: campanha intensifica prevenção ao câncer de colo de útero

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) dá início à campanha Março Lilás neste sábado (15), na Casa da Mulher. A campanha pretende promover conscientização sobre o câncer de colo de útero, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), esse tipo de câncer é o terceiro mais frequente entre as mulheres no país.
Durante o mês de março, serão realizados atendimentos gratuitos na Casa da Mulher, localizada no centro de Colatina, em três sábados consecutivos. A ação tem como foco a realização de exames preventivos de câncer de colo de útero e a solicitação de mamografias, com o objetivo de garantir um diagnóstico precoce e salvar vidas.
O atendimento será feito das 8h às 11h, e as senhas serão distribuídas no local, com o número de atendimentos limitado. A população poderá contar com a orientação de profissionais de saúde especializados, além de receber todos os cuidados necessários para a realização dos exames.
“É fundamental que as mulheres compreendam o poder que a prevenção tem na redução dos casos e na detecção precoce do câncer. O exame é simples, rápido e fundamental para identificar qualquer alteração. Cuidar de sim mesma é um direito”, ressalta a coordenadora da Casa da Mulher, Renata Nunes.
Durante este mês, é fundamental que as mulheres compreendam o poder que a prevenção tem na redução dos casos e na detecção precoce do câncer. O exame de Papanicolau, por exemplo, é simples, rápido e fundamental para identificar qualquer alteração nas células do colo do útero, possibilitando o tratamento antes que a doença se desenvolva de forma mais grave.
Março Lilás
A campanha alerta para a importância do diagnóstico precoce e tratamento da doença, que pode ser evitada com informação e cuidados básicos. Segundo dados do Ministério da Saúde estima-se que serão diagnosticados até 17 mil novos casos da doença até o final deste ano. Além disso, cerca de seis mil brasileiras morrem todos os anos em decorrência da doença.
A importância da vacinação
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a vacinação de mulheres adolescentes contra o HPV pode prevenir cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. A vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) é a principal forma de proteção contra a doença e está disponível nas salas de vacina para meninos e meninas de 9 a 14 anos.
Serviço:
Data: 15, 22 e 29 de março
Horário: 8h às 11h
Local: Casa da Mulher
Endereço: Rua Germano Naumann Filho, 323 – Centro.
Foto: Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Colatina
Informações à Imprensa:
Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social
(27) 3177.7000
[email protected]