Unidades de Saúde de Linhares adotam testes rápidos para diagnóstico de dengue


A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, está intensificando o atendimento à população para o diagnóstico da dengue, com a implementação de testes rápidos nas 35 Unidades Básicas de Saúde, dos bairros e do interior. A ação visa agilizar o diagnóstico e o tratamento da doença, com mais de 19 mil testes rápidos fornecidos pelo Governo do Estado.
José Douglas, trabalhador rural, foi um dos pacientes a realizar o teste rápido na Unidade Básica de Saúde Joel Coelho (Caic), do bairro Interlagos. Após apresentar sintomas como dores no corpo e na cabeça, ele fez o teste, que deu negativo, mas continuará o acompanhamento com exame de sangue para um diagnóstico preciso. “Comecei sentir dores no corpo e na cabeça. Fiz o teste e deu negativo, agora vou fazer o exame sangue pra saber o que tenho”, relatou o trabalhador.
O teste rápido, que pode ser feito nos primeiros dias da infecção, detecta o vírus da dengue a partir de uma amostra de sangue, com resultados em até 10 minutos. Caso o teste seja positivo, o tratamento começa imediatamente, com foco na hidratação e medicação específica.

“O teste é realizado em pacientes que apresentam de três a cinco dias. Esse teste vem nos auxiliar para ajudar no tratamento da dengue. Se ele confirma que a pessoa tá com o vírus da doença, já entramos com medicação exata, principalmente com a hidratação”, explicou a enfermeira Gabriela Conti.
Até o momento, Linhares registrou 1.372 notificações de dengue em 2025, com 900 casos confirmados e 1.012 em investigação. Apesar de os números estarem abaixo dos registrados no mesmo período do ano anterior, a secretaria municipal de Saúde reforça a importância do esforço coletivo no combate à doença.
“Comparado com o mesmo período do ano passado, os números da doença esse ano estão bem abaixo, mas não podemos relaxar poque estamos agindo com agentes nas ruas, ações e mobilizações em toda a cidade. A luta não é só da prefeitura, mas de toda a população. A luta é de todos”, frisou o secretário municipal de Saúde de Linhares, Phablo Gabriel.