Publicidade

Alunos da Guarda visitam Central Semafórica e conhecem sistema de monitoramento do trânsito em Cariacica

Por: Redacão
14/03/2025 às 13h50
Alunos da Guarda visitam Central Semafórica e conhecem sistema de monitoramento do trânsito em Cariacica

Continua após a publicidade

Os alunos em formação para a Guarda Municipal de Cariacica visitaram, na manhã desta sexta-feira (14), o Centro de Operações Semafóricas e a Coordenação de Engenharia de Tráfego e Trânsito da cidade. O setor é responsável por monitorar e controlar o fluxo de veículos nas principais vias do município.

A visita faz parte da formação dos futuros agentes, que passam por um curso com carga horária de 980 horas. A capacitação teve início em dezembro de 2024 e deve ser concluída em abril deste ano. Durante esse período, os alunos recebem instruções sobre atividade policial, regulamento disciplinar, Estatuto da Criança e do Adolescente, noções de direito penal e aulas de tiro, entre outros conteúdos.

Continua após a publicidade

O secretário de Defesa Social de Cariacica, Claudio Victor, destacou a importância da iniciativa para a formação dos agentes. “É essencial que os futuros guardas conheçam o funcionamento do trânsito e os mecanismos de monitoramento da cidade. Isso contribui para um serviço mais eficiente e uma atuação mais estratégica nas ruas”, afirmou.

Monitoramento do trânsito

A Central Semafórica de Cariacica conta com softwares avançados e uma equipe de agentes que monitoram, em tempo real, o trânsito em vias movimentadas, como a Avenida Mário Gurgel, onde 45 semáforos coordenam o fluxo de veículos. O sistema ajusta automaticamente o tempo dos sinais conforme a demanda, reduzindo filas e o tempo de espera, principalmente nos horários de pico.

Atualmente, o município conta com 100 equipamentos de monitoramento. Desses, 45 são câmeras fixas para controle do tráfego, 15 possuem giro de 360º e captam imagens de diferentes ângulos e outros 40 integram o sistema de radar, registrando infrações em pontos estratégicos, como a Avenida Mário Gurgel e a Nova Orla de Cariacica.

Além do controle dos semáforos, a Central também gerencia toda a sinalização da cidade. São 6.328 sinalizações cadastradas, incluindo 3.591 placas verticais (como as de limite de velocidade e estacionamento), 2.717 sinalizações horizontais (como faixas de pedestres e lombadas) e 110 locais com tachões e defensas. A área de sinalização horizontal cobre mais de 80 mil metros quadrados, o equivalente a oito campos de futebol.

As vias estaduais que cortam o município, como a Avenida José Sette e a Leste-Oeste, também são integradas ao sistema. Os 20 semáforos dessas avenidas sincronizam automaticamente com os semáforos municipais, garantindo maior fluidez ao trânsito nas áreas de maior movimento.

Fonte: https://www.cariacica.es.gov.br/noticias/75194/alunos-da-guarda-visitam-central-semaforica-e-conhecem-sistema-de-monitoramento-do-transito-em-cariacica

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
19°
Chuvas esparsas
Mín. 21° Máx. 22°
20° Sensação
2.57 km/h Vento
100% Umidade
100% (41.3mm) Chance chuva
05h20 Nascer do sol
17h39 Pôr do sol
Domingo
25° 22°
Segunda
26° 21°
Terça
27° 22°
Quarta
28° 22°
Quinta
28° 22°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias