Publicidade

Brasilienses homenageiam papa Francisco nos 65 anos da capital

Missa pelo aniversário da cidade foi celebrada na Catedral

Por: Redacão Fonte: Agência Brasil
21/04/2025 às 16h56
Brasilienses homenageiam papa Francisco nos 65 anos da capital
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A tradicional missa celebrada na Catedral de Brasília em todos os aniversários da capital do país, que completou 65 anos nesta segunda-feira (21), foi marcada pela homenagem ao papa Francisco.

Continua após a publicidade

No altar da Catedral, uma grande foto do primeiro Bispo de Roma latino-americano em 2 mil anos de história marcou a missa, onde também foi exposta a cruz usada na Primeira Missa do Brasil, em 1500 .

A estudante de direito Maria Eduarda Monteiro Dourado, de 18 anos de idade, disse que foi um susto a notícia da morte do papa e relembrou seus ensinamentos para a juventude.

“Ele foi uma pessoa muito humilde e falava sobre a caridade com seu acolhimento aos pobres. Ele falava muito sobre a juventude dentro da Igreja, e eu acho que o meu papel como jovem é olhar para ele como uma inspiração”, disse a moradora de Riacho Fundo 2, uma das regiões administrativas de Brasília.

Continua após a publicidade

Maria Eduarda diz ser apaixonada pela capital, apesar de citar a insegurança “em algumas regiões da cidade”.

“Vou para o Rio de Janeiro, para Goiás, e percebo que aqui nós somos únicos. Me sinto muito acolhida de morar aqui, independentemente de ser Plano Piloto ou região administrativa”, disse.

O Plano Piloto é a região central de Brasília com o metro quadrado mais valorizado se comparado com as outras regiões.

Tristeza

O médico Victor Wichrowski, de 35 anos de idade, carregava uma imagem do papa Francisco na missa dos 65 anos de Brasília. Ele disse que também recebeu a notícia da morte do líder da Igreja Católica com um misto de tristeza e alegria.

“Ele foi um ótimo pastor para a nossa Igreja. Dá aquela saudade ao mesmo tempo que dá confiança de que realmente ele pode descansar em paz, que fez um trabalho muito bonito”, explicou o brasiliense.

Victor avalia que o papa Francisco trabalhou para incluir todos na Igreja Católica, independente das diferenças, além de destacar o cuidado com o meio ambiente e denunciar as guerras em curso.

Para o morador do Distrito Federal, é possível trazer os ensinamentos de Francisco para o cotidiano da cidade.

“A defesa do diálogo, de buscar uma unidade, é a lição maior que Francisco deixa para nós. Como Brasília é uma cidade, digamos, à frente do seu tempo, acho que o papa Francisco também esteve à frente do seu tempo”, disse Victor.

A primeira mulher a comandar o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), coronel Mônica de Mesquita Miranda, compareceu à missa especial neste 21 de abril. Natural de Brasília, Miranda comentou os ensinamentos deixados pelo Papa.

“A humildade e a caridade foram as marcas do papa. A premissa dele era a fé, era o evangelizar, não as coisas materiais. E Brasília é uma cidade que já vem abençoada porque ela foi uma previsão de Dom Bosco. Brasília aglomera todos. Brasília é Brasil. A cidade tem a cara do Norte, do Sul, tem o aspecto do Sudeste. Brasília é esse aglomerado de pessoas”.

Povos Indígenas

A missa para celebrar os 65 anos de Brasília contou ainda com presença de indígenas católicos, que destacaram o papel do papa Francisco na defesa do meio ambiente.

A pataxó Wilza Neves Silva, de 40 anos de idade, lembrou que foram seus ancestrais os que assistiram a primeira missa do Brasil, em 1500, e que sente muito a morte do papa Francisco pela defesa que ele fez da preservação da natureza.

“Ele valorizava muito a forma de manejo da terra, da água, das florestas, que nós povos indígenas praticamos. É uma perda profunda de uma pessoa com essa mentalidade, com esse conceito de sustentabilidade, de ecologia integral. Ele se conectou com a pauta indígena”, comentou.

Wilza participou da comitiva que buscou, em Portugal, a cruz usada na primeira missa do Brasil , em 26 de abril de 1500, em Porto Seguro, na Bahia. A cruz foi exposta nesta segunda-feira em Brasília e tem peregrinado por várias cidades do país.

Órfãos

O cardeal da Arquidiocese de Brasília, dom Paulo Cezar Costa, celebrou a missa em homenagem aos 65 anos da capital federal , destacando que o papa Francisco foi um pai para a Igreja, que deixou grande legado e que o sentimento é de orfandade.

Dom Paulo lembrou que o papa Francisco deu voz às periferias do mundo, denunciou as guerras e pediu diálogo. Para ele, esse legado deve ser aplicado em Brasília.

“A nossa amada cidade é chamada a ser, cada vez mais, uma cidade da inclusão. Brasília se tornou uma grande metrópole, e a metrópole traz em si ambiguidades, principalmente nas periferias”, afirmou.

O cardeal acrescentou que Brasília, se comparada a outras cidades, tem uma boa qualidade de vida.

“Mas tem também os seus problemas e eles devem ser resolvidos através do diálogo, onde a sociedade e os homens de decisão devem estar juntos para encontrar caminhos de humanização, de integração, onde todos e todas possam se sentir verdadeiramente cidadãos dessa cidade”, completou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Foto: Divulgação
CARROS Há 7 dias

Novo Hyundai i20 estreia nesta quinta-feira nas concessionárias Prime de norte a sul do Espírito Santo

Modelo chega às unidades de Vila Velha, Serra, Linhares e Cachoeiro de Itapemirim, com condições especiais de lançamento, test-drive e tecnologias inéditas

VITÓRIA Há 7 dias

Grande Vitória (ES) ultrapassa 19 mil imóveis em construção e ganha escola imobiliária inédita

Empreendimentos de médio e alto padrão concentram quase 65% das unidades residenciais em produção na região. Novo polo do Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP), inaugura unidade no Enseada do Suá de Vitória para capacitar profissionais diante de um mercado mais aquecido, competitivo e especializado. Os interessados em antecipar a matrícula podem se inscrever pelo site do Instituto, referência nacional na formação de corretores de imóveis.

Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Espírito Santo Há 1 mês

Sefaz antecipa para 1º de julho isenção de ICMS na compra de veículos para motoristas de aplicativo

Os motoristas de transporte por aplicativo do Espírito Santo poderão solicitar a isenção de ICMS na compra de veículos novos já a partir da próxima...

Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Espírito Santo Há 1 mês

Compulsões modernas: Christian Dunker abre evento sobre drogas no Espírito Santo

Em um momento em que a sociedade civil e os órgãos de saúde pública enfrentam novos e complexos desafios — que vão da dependência em jogos de apost...

Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Espírito Santo Há 1 mês

Seag entrega 13 caminhões-pipa para fortalecer atendimento às comunidades rurais em 12 municípios capixabas

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) realizou, nesta segunda-feira (22), a entrega de 13 caminhões-pipa para 12 m...

Vitória, ES
23°
Tempo limpo
Mín. 19° Máx. 28°
23° Sensação
5.35 km/h Vento
68% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h12 Nascer do sol
17h22 Pôr do sol
Quinta
25° 20°
Sexta
24° 21°
Sábado
23° 21°
Domingo
25° 20°
Segunda
24° 19°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias