Publicidade

Formação fortalece ensino inclusivo de Matemática

Professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) participaram do IV Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (IV ENEMI), realizado entre os...

Por: Redacão Fonte: Prefeitura de Campo Grande - MS
03/08/2026 às 12h06
Formação fortalece ensino inclusivo de Matemática
Foto: Reprodução/Prefeitura de Campo Grande - MS

Professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) participaram do IV Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (IV ENEMI), realizado entre os dias 29 e 31 de julho, em Campo Grande. O evento reuniu pesquisadores, docentes da Educação Básica e do Ensino Superior e estudantes para discutir práticas pedagógicas voltadas à inclusão no ensino da Matemática.

Continua após a publicidade

Como parte da programação, os educadores participaram de quatro minicursos promovidos gratuitamente pelo Instituto de Matemática (Inma) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A participação ocorreu por meio de parceria entre a instituição e a equipe de Matemática da Divisão dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Médio (Diafem), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Foto: Reprodução/Prefeitura de Campo Grande - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Campo Grande - MS
Educadores e organizadores do IV ENEMI durante a programação do encontro, que reuniu especialistas para debater práticas inclusivas no ensino da Matemática.

As atividades abordaram diferentes perspectivas da Educação Matemática Inclusiva, com foco na inclusão, na diversidade e no uso de recursos didáticos que favorecem o processo de ensino e aprendizagem da disciplina. A programação também incluiu a palestra “Docência em Movimento: construindo uma escola para todos e todas”, ministrada pelo professor doutor Victor Giraldo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), com apoio de instituições acadêmicas, o encontro integra uma agenda de formação continuada voltada ao aperfeiçoamento das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.

Continua após a publicidade

A participação dos professores da Reme amplia o acesso a novas metodologias e incentiva a troca de experiências entre profissionais da educação, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias que favorecem uma aprendizagem mais inclusiva e acolhedora para os estudantes da rede municipal.

Foto: Reprodução/Prefeitura de Campo Grande - MS
Foto: Reprodução/Prefeitura de Campo Grande - MS
Público acompanha as atividades do IV ENEMI, evento voltado ao debate e ao compartilhamento de práticas inclusivas no ensino da Matemática.

#ParaTodosVerem: A imagem de capa mostra o auditório da UFMS durante a abertura do IV Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (IV ENEMI), que reuniu pesquisadores, professores e estudantes em Campo Grande.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
21°
Tempo nublado
Mín. 22° Máx. 25°
22° Sensação
4.63 km/h Vento
94% Umidade
100% (5.93mm) Chance chuva
05h21 Nascer do sol
17h39 Pôr do sol
Sábado
23° 20°
Domingo
26° 22°
Segunda
26° 22°
Terça
27° 22°
Quarta
28° 22°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias