
O Grupo de Catira Tradição Araçá e a Banda Marcial da Fundação Mirim vão representar Araçatuba no Revelando SP, festival de valorização da cultura tradicional paulista que acontece entre os dias 14 e 16 deste mês, em Presidente Prudente.
Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e realizado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), o evento reunirá representantes de diversas regiões do Estado, com gastronomia, artesanato e manifestações artísticas.
Valorização cultural
Para a secretária municipal de Cultura, Vanessa Manarelli, a participação do Tradição Araçá e da Banda Marcial no Revelando SP é uma oportunidade de mostrar ao território paulista que Araçatuba possui uma produção cultural rica e com forte identidade.
“A participação de grupos de Araçatuba em mais uma edição desse grande festival representa um momento muito importante para nossa cultura. É uma forma de projetar nossos talentos para além das fronteiras municipais, valorizando a cultura popular da cidade”, afirmou.
Estrutura
Nesta edição, a estrutura reunirá 85 participantes, distribuídos entre 34 culinaristas, 29 expositores de artesanato e 22 grupos de manifestações culturais, representando 54 municípios de 14 regiões do Estado. O evento tem entrada gratuita e acontecerá no Centro de Eventos IBC.
O festival, que celebra a identidade e os saberes paulistas, contará com shows do Grupo Tradição, Os Originais do Samba e Durval & Alladin no palco principal. A programação se completa com oficina artesanal, exposição tropeira e uma mostra do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo.
A região de Araçatuba também participa do evento com a Orquestra de Violeiros e o Grupo de Catira Pé na Tábua, ambos de Castilho; a Companhia de Reis Estrela da Guia e a Banda Marcial Municipal de Mirandópolis; e o Projeto Renascer em Retalhos, de Sud Mennucci.

