Publicidade

Curso de Assistente Administrativo amplia oportunidades para mulheres em Cuiabá

Onze mulheres concluíram o curso de Assistente Administrativo promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, em p...

Por: Redacão Fonte: Prefeitura de Cuiabá - MT
26/08/2026 às 09h35
Curso de Assistente Administrativo amplia oportunidades para mulheres em Cuiabá
Crédito: Divulgação

Onze mulheres concluíram o curso de Assistente Administrativo promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). O encerramento da formação de 160 horas, ministrada no período noturno, foi realizado no Senac Quantum, no bairro Cidade Alta, nesta segunda-feira (24), e marcou uma nova etapa para as participantes que buscam ampliar as oportunidades no mercado de trabalho, aperfeiçoar atividades profissionais ou administrar o próprio negócio.

Continua após a publicidade

Durante o curso, as alunas receberam formação sobre as principais rotinas da área administrativa e participaram de aulas de informática básica, Excel, Word e Power BI, ferramenta utilizada para organizar e analisar dados. Também foram trabalhados temas como atendimento ao público, comunicação empresarial, controle financeiro, organização de documentos, elaboração de planilhas e atitudes no ambiente profissional.

A orientadora pedagógica Clara Ângela de Souza avaliou que as 11 participantes tiveram boa adesão às atividades e conseguiram aplicar os conteúdos na elaboração de planilhas e em outras tarefas práticas. “Além do aprendizado específico, elas tiveram aulas de tecnologia e também trabalharam atitudes e valores, como respeito, cordialidade e a forma de lidar com o público”, explicou.

A formação exigiu das participantes esforço para conciliar as aulas com o trabalho e o deslocamento diário. Segundo Clara, a equipe pedagógica ofereceu acompanhamento para evitar prejuízos ao aprendizado nos casos de atrasos provocados pela jornada profissional. “O professor dava todo o suporte para que elas não perdessem o conteúdo. Isso foi fundamental diante dos desafios enfrentados diariamente”, afirmou.

Continua após a publicidade

Para Graziely Rodrigues de Pádua, o curso abriu novas perspectivas de trabalho e despertou o interesse em empreender e ter o próprio negócio. Já Mayara Ferreira de Assis afirma que o curso ampliou a compreensão sobre o funcionamento de uma empresa e trouxe mais segurança para organizar a rotina administrativa. Ela conta que os conhecimentos já são utilizados em seu trabalho. “Passei a fazer planilhas, relatórios e orçamentos mais elaborados. Até a minha comunicação melhorou. Hoje me sinto mais segura e com uma visão mais ampla sobre essas ferramentas”, relatou.

Kelly Patrícia Marques Gomes aplicou o aprendizado na hamburgueria que administra. Durante a formação, adquiriu conhecimentos sobre estoque, pagamento de funcionários, formação de preços, atendimento ao cliente e controle financeiro básico. “O curso trouxe mais confiança, organização e responsabilidade. Meu negócio foi planejado com as orientações recebidas, e hoje utilizo o que aprendi para gerar minha renda, ajudar minha família e construir minha história”, disse.

A secretária municipal da Mulher, tenente-coronel Hadassah Suzannah, destacou que a capacitação profissional pode facilitar o ingresso no mercado, melhorar a renda e apoiar mulheres que desejam empreender. “Quando falamos em autonomia financeira, falamos também em liberdade de escolha, algo especialmente importante para mulheres em situação de vulnerabilidade ou violência, que muitas vezes permanecem em relações abusivas por dependerem economicamente do agressor”, observou.

No período em que se celebra o Dia Internacional da Igualdade da Mulher, em 26 de agosto, a conclusão do curso reforça o papel da qualificação na redução de desigualdades e na ampliação da autonomia feminina. Segundo a secretária, o município também atua no acolhimento, no enfrentamento à violência, na geração de renda e no fortalecimento da rede de proteção, além de desenvolver iniciativas como o projeto Lutadoras. “A igualdade se constrói com oportunidades, e não com privilégios. Nosso objetivo é garantir que essas mulheres tenham condições reais de construir o próprio caminho”, concluiu Hadassah.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vitória, ES
26°
Tempo nublado
Mín. 21° Máx. 23°
27° Sensação
2.06 km/h Vento
61% Umidade
100% (3.21mm) Chance chuva
05h55 Nascer do sol
17h31 Pôr do sol
Quinta
22° 20°
Sexta
25° 20°
Sábado
27° 21°
Domingo
27° 21°
Segunda
27° 21°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias