
A Fundação Municipal de Esportes (Funesp) recebe, nesta segunda-feira (31), às 14h, o gerente de Esporte e Relações Institucionais do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Emerson Appel, para uma reunião de trabalho sobre a realização do Fórum de Formação Esportiva das Capitais, previsto para acontecer em Campo Grande em outubro.
O encontro será realizado na sede da Funesp e terá como objetivo alinhar as ações, definir parcerias e organizar as providências necessárias para a realização do evento. Na terça-feira (1º), a Comissão Organizadora acompanhará o representante do CBC em uma visita técnica aos locais indicados para sediar o Fórum.
Previsto para o dia 22 de outubro, às 13h, o Fórum contará com a participação dos embaixadores do CBC Paula Gonçalves e Lars Grael, que abordarão o tema “História, Conquistas e Legado do Esporte”. Emerson Appel também participará da programação com a palestra “Como Clubes, Associações, Institutos e Federações Esportivas podem se beneficiar do Programa de Formação de Atletas do CBC”.
A iniciativa busca aproximar clubes, federações, gestores públicos e demais profissionais envolvidos na formação esportiva e no desenvolvimento de atletas, além de ampliar o diálogo sobre políticas públicas e estratégias para o fortalecimento do esporte.
O Fórum integra um circuito nacional que pretende promover encontros de formação esportiva nas 27 capitais brasileiras até o final de 2028. A proposta é aproximar clubes formadores, federações e o poder público, fortalecendo a discussão sobre formação de atletas e criando novas oportunidades para o desenvolvimento de talentos.
Para o diretor-presidente da Funesp, Maicon Mommad, a realização do evento representa uma oportunidade de ampliar a integração de Campo Grande com o cenário esportivo nacional.
“Teremos a honra de receber o Emerson Appel para organizarmos o Fórum e ter a oportunidade de ampliar a integração de Campo Grande com o cenário esportivo nacional, aproximando os clubes, federações, gestores e profissionais que atuam diretamente na formação de atletas”, afirmou.
Além da programação do Fórum, a agenda permitirá o intercâmbio de experiências entre os participantes e a discussão de estratégias que possam contribuir para o fortalecimento das políticas públicas esportivas e para a construção de caminhos mais estruturados para jovens que buscam chegar ao alto rendimento.

