
As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) reforçam neste fim de semana a vacinação antirrábica de cães e gatos no São Conrado e realizam, na segunda-feira (7), feriado da Independência do Brasil, uma ação de repescagem no Estrela do Sul. A estratégia da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) amplia as oportunidades para que tutores que não conseguiram vacinar os animais durante a semana possam procurar as equipes.
No sábado (5) e no domingo (6), as equipes estarão no São Conrado, com vacinação casa a casa, seguindo o mesmo modelo adotado durante a semana. Já na segunda-feira (7), das 8h às 12h, será montado um ponto fixo no Centro Comunitário do Estrela do Sul, na Rua Dr. Jivago, 830, na região do Coronel Antonino.
A médica-veterinária Maria Aparecida Conche, chefe do Serviço de Controle da Raiva e Outras Zoonoses do CCZ, explica que o ponto fixo funciona como uma oportunidade adicional para os moradores que não estavam em casa no momento da visita das equipes.
“A região já recebeu a campanha e agora retorna como repescagem. A gente vai dar continuidade nesse final de semana no São Conrado, fazendo visita casa a casa, e na segunda-feira vamos fazer um posto fixo lá no Estrela do Sul, na tentativa de fazer com que as pessoas que não estavam em casa durante a semana possam levar os animais para serem vacinados”, explicou.
A vacinação antirrábica é gratuita e é a principal forma de prevenção contra a raiva, doença grave e letal que também pode ser transmitida aos seres humanos. Por isso, a orientação é que cães e gatos sejam vacinados conforme a estratégia definida pelo CCZ.
Durante as visitas, as equipes estarão devidamente identificadas, com uniforme e crachá, além de utilizarem caixas térmicas para o acondicionamento adequado das vacinas. O trabalho também inclui o censo da população de cães e gatos, que contribui para o planejamento das ações de controle da raiva no município.
Serviço
Sábado (5) e domingo (6)
São Conrado — vacinação casa a casa.
Segunda-feira (7), das 8h às 12h
Estrela do Sul — Centro Comunitário
Rua Dr. Jivago, 830 — região do Coronel Antonino.


